Novo Centro de Educação Infantil é entregue para população de Sobral


A vice-governadora Izolda Cela entregou nesta quarta-feira (5), em Sobral, na Região Norte do Estado, o Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Maria Luciana Lopes Lima. "Esse é um equipamento lindo, confortável, descente e adequado para o atendimento das crianças e isso, com certeza, dá uma base para o processo educacional. No futuro, veremos o resultado desse investimento expresso numa sociedade mais preparada", afirmou.
A construção e a aquisição de mobiliário e equipamentos para o espaço educacional contou com investimentos do Tesouro Estadual e de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 1,15 milhão. A unidade tem capacidade para atender até 208 crianças e é formada por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraudário, dormitório, copa, recepção e playground. Com o novo espaço e os profissionais da área, haverá mais um local adequado ao desenvolvimento infantil, onde a aprendizagem e os cuidados necessários a essa faixa etária (0 a 5 anos) são indispensáveis.
Izolda comentou ainda sobre a gestão do governador Camilo Santana, pouco mais de 7 meses de trabalho. "Mesmo sendo um ano difícil, o governador Camilo Santana vem se dedicando e honrando compromissos firmados. Isso é muito importante porque nada melhor do que mostrar para população que essa foi a melhor escolha", acrescentou.
Para a diretora Maria Ieda de Farias, o centro faz parte da evolução educacional do município. "Sou uma privilegiada de fazer parte desta unidade que faz parte da evolução da educação de Sobral. Tudo que se pode oferecer para o desenvolvimento de uma criança, nós temos aqui. Portanto, vamos realizar um trabalho de excelência, não só para as crianças, mas para toda a família", enfatizou.
O prefeito Veveu Arruda informou que o município vem se destacando, em todo o país, na educação infantil. "Essa é uma obra do Governo do Estado, com o apoio municipal. Mais um Centro de Educação Infantil que faz de Sobral uma cidade, aqui no Brasil, um destaque no atendimento educacional infantil. A média nacional é de 25%, nós já chegamos aos 43% e a nossa meta é de 75% de crianças atendidas", salientou.
A dona de casa Nayara da Silva, de 20 anos, é mãe de Yasmim Vitória (1 ano e 8 meses) e está bastante satisfeita com a estrutura da unidade. "Eu nunca vi um lugar tão preparado para receber criança. Hoje eu posso trabalhar sem se preocupar com quem vou deixar minha filha e ter a certeza de que ela estará sendo bem tratada e, principalmente, aprendendo a ler e escrever', disse, muito contente.
A iniciativa integra as políticas de cooperação do Estado com os Municípios, onde a alfabetização de todos os alunos é colocada como prioridade. No último dia 20 de julho, o governador Camilo Santana lançou um pacote de investimentos no valor de R$ 70,8 milhões para outros 54 Centros de Educação Infantil.
Na ocasião, foi entregue a Foto Oficial do Governo, política adotada nos equipamentos públicos pelo governador Camilo Santana, com imagens de cearenses e o Brasão do Estado. Trata-se da moradora de Crateús, a dona de casa Samília; o engenheiro agrônomo Ronaldo Moreira, de Fortaleza; e o carirense Jorge Paiva, que trabalha como serviços gerais.
O evento contou ainda com a participação do secretário de Educação, em exercício, Armando Simões; o presidente do Conselho de Educação do Estado, padre Zé Linhares; o reitor da UVA de Sobral, Fabiano Cavalcante; o secretário de Educação de Sobral, Júlio César; além de vereadores e representantes da área educacional da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário