Fluxo de turistas estrangeiros é 21% maior que em 2014





A quantidade de turistas estrangeiros que vieram ao Ceará pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins e pelos terminais de passageiros marítimos (Mucuripe e Pecém) cresceu 21% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2014. O levantamento, realizado pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), é referente aos meses de janeiro a junho de 2015.

Considerando apenas os desembarques diretos via aeroporto, o crescimento foi 16%. Já nos terminais de passageiros marítimos dos portos do Mucuripe e do Pecém, o aumento foi de 69%. Fortaleza conta hoje com voos diretos da Argentina, Alemanha, Colômbia, Cabo Verde, Estados Unidos, Itália e Portugal, o que representa 52% do total de visitantes. O restante dos estrangeiros chega por outros portões como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Natal.

De acordo com a Companhia Docas do Ceará, quatro cruzeiros marítimos à capital cearense neste primeiro semestre. Eram previstos seis, mas dois deles não conseguiram chegar por más condições de tempo e maré. Até o fim do ano, outros quatro grandes cruzeiros estão programados para chegar a Fortaleza: Seabourn Quest e MSC Lirica (17/11),  MSC Magnifica (13/12) e Crystal Symphony (26/12).

Perfil do turista

Conforme dados da Polícia Federal, os turistas internacionais que vieram ao Ceará residem predominantemente na Europa. A Itália segue como principal emissor, respondendo por 19%. Portugal está em segundo lugar (18,9%), seguido pela Alemanha (8%) e França (7,4)%. No mesmo período do ano passado, Portugal (16,8%) aparecia em primeiro lugar, seguido pela Itália (15,82%) e pelo México (6,7%).

Pesquisas realizadas pela Setur mostram que o gasto per capita do turista internacional é de R$ 3.023,58, com permanência média de 7 dias. A maioria (71,6%) utiliza a rede hoteleira formal (hotéis, resorts, flats, pousadas e albergues) e o restante fica hospedado na casa de parentes e amigos ou alugueis por temporada. A maior parte dos turistas estrangeiros que visitam o Ceará possui curso superior  (73,8%) e tem idade média de 26 a 50 anos (67,8%).

Um fator determinante para o aumento do número de estrangeiros é o grau de satisfação desses turistas. Conforme as pesquisas, 62% considera que o Ceará superou suas expectativas e 37,2% que o destino correspondeu planamente ao que esperavam. Na hora da escolha do destino, 78,9% optaram primeiramente pelo Ceará. Os demais planejaram outros destinos, mas acabaram decidindo vir ao Estado.

Na avaliação da Setur, esses números são reflexo de um trabalho de promoção do Ceará no Brasil e no exterior. Este ano, o Estado já participou de várias feiras importantes no segmento, como a ITB, na Alemanha, considerada uma das maiores do setor em nível mundial. Para o segundo semestre, o Ceará deve participar ainda de grandes eventos no Sudeste do Brasil, na Europa e na América do Norte e do Sul. A expectativa para agosto e setembro é boa, já que nesse período o número de turistas internacionais costuma ser maior, pois é a época das férias no hemisfério Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário