Fernanda Pessoa sensibiliza sobre aleitamento materno


Em pronunciamento no Plenário da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (05\08) a deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) chamou a atenção das mulheres, mães, governadores e empregadores sobre a importância da amamentação até pelo menos seis meses de vida conforme  orienta a Organização Mundial da Saúde.
" É importante que as mães continuem amamentando mesmo enquanto trabalham. O leite materno tem tudo que uma criança precisa até completar seis meses de vida. Ele alimenta, mata a sede e previne contra doenças. E está na Constituição Federal. É lei, portanto, é um direito da mãe a licença maternidade de pelo menos 4 meses e de 6 meses. Por isso, faço aqui também um apelo aos empregadores: incentivem a amamentação e liberem as suas funcionárias para que possam amamentar. O empregador também é beneficiado pela amamentação: durante esse período, a mãe fica mais segura com à saúde de seu filho e, o seu rendimento no trabalho também terá mais qualidade" 
A deputada defende a criação de salas de amamentação para auxiliar as mulheres que amamentam e precisam voltar ao trabalho depois de 4 ou 6 meses. As salas de apoio à amamentação são espaços dentro da empresa em que a mulher, com conforto, privacidade e segurança, pode esvaziar as mamas e armazenar o seu leite em frascos.
Fernanda Pessoa também cobra do governador garantia de assistência às gestantes, com pré-natal e vinculação às maternidades; que  incentive a assistência ao parto humanizado e ao recém-nascido, valorizando os Hospitais Amigos da Criança, as Maternidades e os Filantrópicos  e que estimule o aleitamento materno. " Precisamos assegurar tratamento diferenciado e efetivo para a população feminina, priorizando ações públicas que ofereçam acesso aos serviços de saúde de boa qualidade à todas as mulheres gestantes" pontua.
MAIS: A Semana Mundial da Amamentação ( de 1 a 8 de agosto) é uma iniciativa da Aliança Mundial em Ação para o Aleitamento Materno (WABA), que reúne organizações em 120 países dos cinco continentes.   Com o tema “Amamentação e trabalho: para dar certo o compromisso é de todos”, a campanha foca, este ano, na mãe trabalhadora.
Pesquisas revelam que: 
  1. o aleitamento reduz em até 13% a mortalidade das crianças menores de cinco anos de idade. Somente 66% das mulheres que trabalham conseguem manter a amamentação até a criança completar um ano.
  2.  54 dias é a média brasileira de aleitamento materno exclusivo.
  3. 40% das mulheres brasileiras amamentam até os 4 meses,
  4. No Ceará,  em 2014, o aleitamento materno exclusivo até os 4 meses foi de 68,7%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário