Coluna do blog



Nome da operação é de uma pobreza...
O Ministério Público do Estado do Ceará deflagrou esta semana a operação “Carroça”, que resultou na prisão de oito (8) pessoas, entre agentes públicos, proprietários e empregados de empresas prestadoras de serviço de transporte escolar para a Prefeitura de Itarema. Eles são acusados de vários crimes, incluindo fraude em licitações, falsificação de documentos públicos e uso de documentos falsos. As prisões ocorreram nos municípios de Itarema, Hidrolândia, Nova Russas e Fortaleza. Os trabalhos são coordenados pela promotora de Justiça Mayara Muniz, da comarca de Itarema, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e equipes da Polícia Civil e da Perícia Forense do Estado (PEFOCE). Entre os presos, está o secretário de Educação, Edvaldo Braga Monteiro, que também foi afastado. Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Prefeitura Municipal de Itarema e nas residências dos investigados, incluindo o vereador José Everardo Marques Alves (vulgo “Dadá”), envolvido no esquema de apadrinhados políticos para a prestação do serviço de transporte escolar no Município. De acordo com as investigações, a Prefeitura realizou uma licitação para contratar veículos como ônibus e micro-ônibus, contudo, o serviço é prestado em carrocerias de pickups e outras conduções inadequadas. A apuração mostrou que a empresa contratada não dispõe dos veículos apropriados e subcontrata irregularmente pessoas que possuem simpatia política com a gestão municipal. Além disso, a empresa utilizou documentos falsos no procedimento licitatório, no intuito de comprovar a sua habilitação técnica para a prestação do serviço. O esquema criminoso ocorre desde 2013, início da gestão do atual prefeito, e as investigações tiveram início depois de denúncias de pais de alunos relatando as péssimas condições em que os estudantes são transportados. Os veículos não apresentam as mínimas condições de segurança e alguns dos condutores sequer possuem habilitação, o que coloca em risco a integridade dos estudantes. No início deste ano, por exemplo, um veículo que prestava o serviço de transporte escolar de forma irregular chegou a tombar, causando ferimentos aos alunos da localidade de Angico (Itarema).

A frase: “O Ministro da Saúde esqueceu da gente, dos hospitais filantrópicos do Ceará”. Luiz Marques, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.


Comunista em Brasilia(Nota da foto)
A deputado estadual Comunista, Carlos Felipe, do PCdoB, está em Brasilia. Foi choramingar junto à bancada federal do Estado, pela saúde financeira dos hospitais filantrópicos do Ceará. O foco é o Hospital Camiliano da terra natal de Felips,Crateús.O hospital atende pacientes do SUS. Padre Zé deve estar fazendo uma falta danada.

De 8 a 12 deste mês
A segunda edição do “Simpósio Internacional A Vida Secreta dos Objetos” promoverá duas conferências em Fortaleza. O evento traz para Fortaleza pela primeira vez o artista brasileiro Eduardo Kac, reconhecido internacionalmente como o criador da bioart e pioneiro da arte de telepresença.

A volta do cipó
“A Corregedora Nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, determinou a notificação do juiz Ricardo Augusto Soares Leite, responsável pela 10ª Vara Federal do DF, onde tramita o processo referente à Operação Zelotes.

É pau e muito pau
A decisão foi motivada por uma representação feita pelo relator da subcomissão da Câmara dos Deputados que acompanha as investigações sobre o esquema de corrupção no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf), deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).

A propina do doutor
Pelo esquema, grandes empresas e escritórios de advocacia pagavam propina a membros do Carf, órgão que é a última instância administrativa para discussão tributária entre contribuintes e Fisco. O prejuízo aos cofres públicos pode chegar a R$ 20 bilhões.

Heitor engole cobrança
O deputado estadual Heitor Férrer defendeu, nesta semana, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, um plano de cargos, carreiras e salários, concurso e vencimento dignos para servidores de 10 categorias da Secretaria da Saúde do Estado.

Falou, calou
Heitorzinho nem bem fechou a boca o líder do Governo, o Leitão do Ceará Sporting, chamou o pessoal da reclamação e fez uma reunião.Na hora marcou uma audiência com o Governador. Diz que agora é assim: bateu...levou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário