Coluna do blog



Panelaço?
Catando coerência e juventude pelo Brasil, encontrei no velho e querido Jornal do Brasil, este comentário de um cidadão chamado Davison Coutinho, jovem de vinte e poucos anos. Eu queria saber sobre o tal panelaço, Davison me mostrou a Rocinha. “Na Rocinha não se ouviu nem ruído do tal panelaço da elite. O único barulho de panela por aqui foi da mulher trabalhadora, que chegou do trabalho e agora prepara o jantar da família. Já nos apartamentos milionários do bairro nobre e vizinho, São Conrado, as  panelas se fizeram presentes.Morador de comunidade é acostumado dormir e acordar sem luz, sem água, violência, bala perdida, e com diversos problemas. E mesmo assim não se ouve panela batendo dos bairros de elite vizinhos em prol das injustiças que vivemos.Ora, há poucos dias tivemos um ato pelos 2 anos do sumiço do Amarildo e não ouvimos ninguém bater panela do alto de seus apartamentos luxuosos. Nem mesmo quando uma criança é vitima de uma bala perdida na favela a elite se pronuncia. Afinal, é menos um pobre na sociedade. Se for para protestar, vamos protestar por todas as injustiças e pela corrupção em todas as instâncias, partidos e empresas. Quando o ódio contra um partido deixar de ser a questão principal e a manifestação por mudança no Brasil for a prioridade, pode contar comigo e com as panelas de todos nós, favelados.  
* Davison Coutinho, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestrando em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade.

A frase: “Inocência começa quando o cara confia na camisinha jontex, da Jhonson&Jhonson, maior fabricante de fraldas infantis do mundo”. Tem gente de olho!


Bilhete do Rangel(Nota da foto)
A propósito de nota desta coluna na semana passada, recebo bilhete do Rangel Cavalcante: “Macário, você lembra de que nos anos 60 havia um consulado dos Estados Unidos em Fortaleza? Funcionava ali na General Bizerrril, na quadra do velho Mercado Central, em frente à pracinha que separa os Correios do Belas Artes. Meus primeiros vistos eu tirei lá. Abração- Rangel-Na foto Pedro Gomes de Matos, Newton Pedrosa, Rangel Cavalcante, Narcélio Matos e Macário Batista.

A crise
Amigo da coluna levou a família, de mulher e filho pré-adolescente pro Dia dos Pais em Jeri. Postou: Hotel em nível de Europa, preço perto disso. Restaurante? Disparado melhor do Ceará. Adega? Carta de vinho que só vendo. Ê ê Ererê!!!

Greve moderna
A gente pensava que era só salário o que queriam os grevistas do Instituto Federal de Educação, coisa que vai atrapalhar e atrasar o ano letivo de quem quer se forma e arrumar um emprego pra trabalhar e ganhar dinheiro.

Direito a ser gay
"Lugar de mulher é na luta!". Durante a assembleia, assistentes sociais e outros trabalhadores se manifestaram reforçando a necessidade de respeito à mulher e à diversidade sexual.

Debatendo a bichisse
Servidoras leram nota de repúdio a episódios de homofobia e machismo, registrados na assembleia do dia 17/7, que deliberou pela greve, e destacaram que após a ocasião foi organizado no Campus Fortaleza um debate sobre opressão e questões de gênero.

Foi assinado...
... Protocolo de Intenções entre Governo, Prefeitura de Fortaleza e M. Dias Branco para construção e manutenção da Usina Criativa Gourmet em Fortaleza. Será a ideia que está sendo montada onde funcionou a vice-Prefeitura, na Monsenhor Bruno?

Não ao contingenciamento
O deputado federal Adail Carneiro (PHS) apresentou uma emenda ao texto do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2016 que tange ao não contingenciamento dos recursos designados à distribuição gratuita de medicamentos e materiais aos portadores de diabetes.

Quer dizer que...
 “Isso significa que o fornecimento de medicamentos para tratamento e materiais necessários para sua aplicação e monitoramento não poderão ser contingenciados pelo Governo Federal, ou seja, seu fornecimento não poderá ser cortado”, destacou o autor da emenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário