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Escolas da rede pública estadual lideram rankings do Enem 2014
A rede pública cearense ganhou lugar de destaque nos resultados do ENEM de
2014 divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estudos
e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira (INEP). Na classificação geral, a
Escola Estadual de Ensino Profissional Adriano Nobre, de Itapajé, foi a
instituição pública mais bem colocada no Estado.
Os dados abrangem 15.640 escolas de todo o país. Nelas, 1.295.954
estudantes fizeram o Enem.

Outras quatro escolas também se destacaram, ficando entre as 20 melhores
do país nos quesitos "matrícula superior a 90 alunos, indicador de
permanência maior que 80% e indicador socioeconômico baixo". Entre elas, a
Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima, de
Mauriti, e a Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Cesário Barreto
Lima, de Sobral, que ocuparam a 1ª e 2ª posições, respectivamente, além da
Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Amorim em Missão Velha e da
Escola de Ensino Médio Deputado Manoel Rodrigues em Viçosa do Ceará .

No quesito "indicador socioeconômico muito baixo", mais uma vez o Ceará
aparece entre as melhores posições: é o caso da Escola de Ensino
Fundamental e Médio de Irauçuba, que ficou com a 1ª colocação.

Conforme Rogers Mendes, coordenador de Avaliação e Acompanhamento da
Educação da Secretaria da Educação (Seduc), este recorte é importante pois
as escolas precisam ser comparadas com outras que apresentam
características de oferta e público atendido similares para que não haja o
risco dos dados serem.analisados de forma descontextualizada. “Mostrar
boas médias, em comparação com escolas do Brasil todo que têm as mesmas
condições de funcionamento, demonstra que as escolas da rede estadual vêm
buscando o fortalecimento da educação pública” - ressalta.

O coordenador destaca ainda que essas escolas estão baseadas em princípios
de igualdade e equidade, na elevação das expectativas dos professores em
relação ao rendimento dos alunos, na busca de proporcionar oportunidades
de acesso ao conhecimento escolar e ingresso no ensino superior.

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