Bom dia

"Não há nada que justifique o impeachment", diz 'NYT' sobre Dilma

O jornal norte-americano The New York Times publicou editorial na segunda-feira (17), intitulado “Turbulência crescente do Brasil” (Brazil’s rising turbulence), afirmando que forçar a saída da presidente Dilma Rousseff do cargo sem “evidência concreta de malfeito traria sérios danos para a democracia” brasileira. O jornal reforça que não há benefício em troca da mudança e também não há nada que indique que outro líder da mesma ala faria trabalho melhor na economia.
O jornal americano destaca que as investigações da Operação Lava Jato não encontraram evidências de ação ilícita da presidente.
“Forçar a saída da senhora Rousseff do cargo sem qualquer evidência concreta de malfeito traria sério prejuízo para uma democracia que tem ganhado força ao longo de 30 anos, sem nenhum benefício em troca. E não há nada que indique que qualquer líder da mesma ala faria trabalho melhor na economia”, afirma o The New York Times.
>> Veja aqui o editorial na íntegra
'NYT' reforça que não há provas contra Dilma Rousseff
'NYT' reforça que não há provas contra Dilma Rousseff
O The New York Times diz ainda a presidente não fez esforços para constranger ou influenciar as investigações. "Ela [Dilma] não fez - o que é admirável - nenhum esforço para constranger ou influenciar as investigações. Ao contrário, ela tem consistentemente enfatizado que ninguém está acima da lei, e apoiou a renovação da gestão do atual procurador-geral da república, encarregado das investigações sobre a Petrobrás, Rodrigo Janot."
O editorial cita os problemas recentes do país na esfera da economia e da política, mas destaca a solidez das instituições democráticas:
“Em meio a toda essa turbulência, é fácil não se dar conta da boa notícia: a firmeza das instituições democráticas brasileiras. Nas diligências sobre propina na Petrobras, procuradores federais [...] não têm sido intimidados por alta posição ou poder,  o que representa um golpe na cultura arraigada de imunidade entre governantes e empresários”, diz o texto.
O NYT conclui enfatizando que a crise no país ainda persistirá, mas que "a solução não deve ser minar as instituições democráticas que são, no fim das contas, o que garante estabilidade, credibilidade e um governo honesto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário