Bom dia

Não me lembro de escutar panela quando o Brasil era o país da fome

Walmyr Junior *

Na ultima sexta feira (7), o Partido dos Trabalhadores (PT) teve seu programa partidário transmitido pelo sistema de comunicação do país inteiro. Algo já esperado se repetiu, as patroas da alta burguesia e da classe média bateram suas panelas reclamando do governo da Presidenta Dilma Rousseff. O que me incomoda neste ato deplorável é que quando o país era incluído no mapa da fome da ONU ninguém batia panela.
Dos seus luxuosos apartamentos e de forma maestral, faziam ressoar o sonoro tom de suas panelas. Provavelmente devem estar inconformados por ter seus filhos em colégios privados, por andar em carros de luxo, que querem o dólar barato para comprar seus imóveis na Europa e nos Estados Unidos, enfim a classe média de fato está perdendo seus privilégios.
O curioso é que hoje as empregadas domésticas estão em suas casas com as panelas cheias de comida e não tem mais panela vazia para bater. Com o PT no governo nós estamos vencendo a fome, pra mim é isso que vale. Antes do governo Lula 200 crianças morriam de fome por dia no Brasil. Depois do governo Lula e Dilma o Brasil ficou fora do mapa da fome mundial. Segundo o relatório da ONU, a fome caiu 82% no Brasil.
Falava anteriormente em um artigo para o Jornal do Brasil justamente sobre o incômodo que estão sendo as políticas públicas implantadas pelo PT. Dizia que esses manifestantes das panelas são “os manifestantes que querem o fim das cotas, querem a redução da maioridade penal, querem a terceirização, querem a privatização dos presídios, querem a volta dos militares no poder. Querem isso e muito mais. Os coitados estão chateados porque têm empregadas com tablet, celular moderno. Estão incomodados por verem o filho do servente na mesma turma de faculdade dos seus filhos, tristes também porque o aeroporto virou rodoviária.”
Mas quero ir mais além. Esses mesmos manifestantes são contra o ‘Bolsa Família’, contra o ‘Mais Médicos’, contra o ‘Minha Casa Minha Vida’, contra o ‘Pronatec’, contra o ‘Prouni’, contra o ‘Reuni’ e contra os demais projetos do governo que mudaram a vida do povo pobre brasileiro. Ops! Contra o ‘Ciência sem fronteiras’ a classe média não é. Afinal, são seus filhos que estão indo para a Europa estudar pelas custas do governo da Dilma.

* Walmyr Júnior é morador de Marcílio Dias, no conjunto de favelas da Maré, é professor e representante do Coletivo Enegrecer como Conselheiro Nacional de Juventude (Conjuve). Integra a Pastoral Universitária da PUC-Rio. Representou a sociedade civil no encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário