As danações do Veveu


Arqfuturo Consultoria | Prefeitura promove reunião para planejar a Sobral do futuro


Para planejar a Cidade que os sobralenses querem para os próximos 30 anos, foi promovida, na tarde da última segunda-feira (3), uma reunião entre o secretariado da Prefeitura de Sobral e representantes da Arqfuturo Consultoria, empresa que há cinco anos promove discussões sobre o futuro de municípios.

“Tivemos uma primeira conversa para produzir uma reflexão sobre o futuro de Sobral. Qual é a cidade que queremos para daqui a 30 anos?”, explicou o co-fundador da Arqfuturo, Tomás Alvim. “Sobral passou por um processo de transformação inédito no País, nesses últimos 30 anos, e agora a cidade precisa repensar o seu novo”.

Numa tendência mundial, em que 84% da população vive em centros urbanos, o objetivo é fazer com que o crescimento de Sobral influencie o crescimento da Região Norte do Estado do Ceará. “Sobral é o centro de uma macrorregião. Para nós é interessante que as cidades que fazem parte desta macrorregião, cresçam também”, afirmou o vice-prefeito Carlos Hilton. “Estamos iniciando um processo de planejamento para década, pensando sobre a cidade que desejamos construir para nosso filhos e netos. É importante que este pensamento seja socializado, que a população saiba onde ela quer chegar e não somente a gestão pública”.

Tomás Alvim ressaltou ainda a necessidade de inserir todas as áreas da gestão pública, como o social, a saúde, a segurança e outras, ao se tratar de urbanismo. “Hoje o urbanismo ganhou uma dimensão multidisciplinar. Não dá pra se pensar cidade se não for dessa maneira ampla”, concluiu. A partir deste primeiro encontro, serão elaboradas metas e ações que levarão a estes resultados. As medidas irão envolver, além da gestão pública, iniciativas da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário