A volta de Ivo à Casa do Povo


Ivo Gomes volta à Assembleia afirmando “independência”
Ao voltar à Assembleia Legislativa, após entregar no último dia 23 de julho, a chefia da Secretaria de Cidades do Estado, o deputado Ivo Gomes (Pros) afirmou para a imprensa que atuará de maneira independente na Casa, sem atuar na base aliada e de oposição. “Não vim para cá para ser situação ou oposição, mas para defender os interesses da população. Se a pauta do Governo for de interesse da população, claro que eu vou estar junto”, respondeu o republicano, frisando que está de volta a Casa, para incentivar e contribuir para a pauta do Legislativo.
Ivo foi recepcionado pelos colegas parlamentares e usou a tribuna para fazer um balanço de sua gestão e anunciou dois projetos de lei, fruto do seu trabalho desenvolvido à frente da Pasta que, em breve, devem chegar à Casa, sendo um que institui o Sistema de Água e Esgoto do Estado e outro que diz respeito à regularização fundiária urbana.  No primeiro dia de sessão, a chegada  de Ivo Gomes movimentou o plenário da Casa e os bastidores do Legislativo.
Além de afirmar que não vai se inclinar tão facilmente ao Governo, Ivo buscou não comentar quanto à sua saída da pasta. “Isso é um assunto que já faz três semanas, já deu o que tinha que dar”, pontuou.

“Pauta medieval”
Ao ser questionado sobre pautas polêmicas na Casa, como o Plano de Educação Estadual que o Governo deve mandar, em breve, mensagem que pode conter artigo que abre nas escolas a discussão sobre gênero sexual, Ivo classificou como “pauta medieval”, que também está sendo discutida no Congresso Nacional, com relação aos direitos LGBT. “É uma coisa de cinema que a gente esteja discutindo isso ainda. E o obscurantismo não se resume à questão de gênero. Temos também a questão da maioridade penal, do reforço do estado laico, questões que precisam ser esclarecidas, tratadas com sinceridade, sem olhar para o voto”, pontuou.

Balanço
Na tribuna, o parlamentar fez um balanço dos seus trabalhos e lembrou que durante seis meses e quinze dias que esteve à frente da Secretaria das Cidades, mesmo em época de contingenciamento de início de governo, conseguiu com “criatividade” e “esforço” reestruturar a coordenadoria de obras urbanas, responsável pela fiscalização das obras que são financiadas pelo Estado, nos municípios. “Então, a gente incrementou a quantidades de fiscais, de mecanismos de controle para que o Governo do Estado não se surpreenda com a malversação de recursos públicos nas esferas municipais”, disse.

Saneamento básico
O parlamentar levou para a tribuna a problemática do saneamento básico no Estado, onde salientou que o Ceará precisaria de R$ 12 bilhões para construir todas as redes coletoras de esgoto necessárias, para evitar a contaminação no meio ambiente, principalmente a água. “infelizmente, o que foi feito, muitos  bilhões já gastos, pouquíssimo é aproveitado. A rede coletora é dramaticamente ociosa em virtude da não ligação dos domicílios”, explicou Ivo, salientando que o assunto em breve voltará à tribuna, haja vista que o projeto de lei que institui o Sistema de Água e Esgoto deve logo ser enviado pelo Governo. “O problema de esgoto no Ceará é muito mais grave do que a gente possa imaginar”, reverberou.
Sobre o projeto lei que diz respeito à regularização fundiária urbana, Ivo salientou que será um instrumento para garantir à população mais pobre, o direito de residir em locais seguros e de terem os documentos que regularizam os seus terrenos.

Apoio
Ao longo de sua fala, o parlamentar foi interrompido por deputados que comemoraram a sua volta. “O plenário ganha muito com retorno de Ivo Gomes, porque sabe ser isento, e quem sabe ser isento sabe ser justo”, disse o deputado Heitor. Outros deputados se congratularam com a volta de Ivo Gomes, como Rachel Marques (PT), Joaquim Noronha (PP), Professor Teodoro (PSD), Ferreira Aragão (PDT), Doutora Silvana (PMDB), Augusta Brito (PCdoB), Zé Ailton Brasil (PP), Carlomano Marques (PMDB) e Elmano Freitas (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário