Com cada vez mais utilidades e aplicativos, os celulares do tipo
smartphone têm sido sido uma alternativa também para fazer compras
online. É o que mostra uma pesquisa divulgada pelo site de compras
coletivas Groupon. De acordo com o levantamento, que ouviu 6 mil
pessoas no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México, a média de
compras online por dispositivos móveis nesses cinco países em conjunto é
de 15,6%.
Individualmente, o Brasil está acima da média e tem a maior proporção
de compras por celular entre os países avaliados. O índice de compras
feitas por smartphone entre os entrevistados brasileiros é 20,6%. No
México, que ocupa o segundo lugar, a frequência das compras online pelo
celular fica em 19,7%. Na Colômbia, é 17,2% e no Chile, 12,8%. A
Argentina registrou o menor índice: 8%.
Mesmo se tornando populares, as compras por smartphone ainda perdem
para as transações via computador pessoal. A média das compras por
computador nos cinco países pesquisados é 78,7%. No Brasil, os usuários
preferem o computador em 73,8% das ocasiões. O país fica atrás da
Argentina, com 88,5% e do Chile, com 82,7%. Mas à frente de Colômbia,
com 77,2% e México, com 71,4%.
O especialista em segurança da informação João Gondim, professor do
Departamento de Computação da Universidade de Brasília, considera
natural que o celular tenha se tornado uma opção para as compras. No
entanto, ele alerta para o fato de que a plataforma é menos segura que o
computador. “Você tem uma profusão de aplicativos e grande parte não
tem mecanismos de segurança. Não tenho notícia de fraude em compras de
celular, mas de forma geral é uma exposição maior”, avalia. Para ele, a
segurança menor tem relação com a difusão recente dos smartphones.
O levantamento mostrou também que os usuários estão se sentindo mais
seguros para fazer compras online. No Brasil, um total de 37,8% se sente
muito mais seguro do que há cinco anos, enquanto 39,45% se sentem um
pouco mais seguros. Um percentual de 10,3% fazem de 71% a 80% de suas
compras pela rede mundial de computadores. Só 2,4% fazem de 91% à
totalidade de suas compras online. Por fim, 28,6% compram online uma vez
por ano e 28,7% compram mensalmente.
(Agência Brasil)
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