SIndionibus admite culpa, mas não pede desculpas a quem foi prejudicado


Carteiras estudantis são bloqueadas antes do prazo
Os estudantes que utilizaram a carteira estudantil nos ônibus de Fortaleza, na manhã de ontem, foram surpreendidos. Isto porque algumas carteirinhas de 2014 foram boqueadas no último dia de validade. Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) foi o responsável pelos bloqueios antes do prazo previsto. “O documento do ano passado só perderia a validade a partir da zero hora de hoje (01), quando as carteiras de 2015 seriam aceitas”, disse a Etufor em nota, informando que notificou o Sindiônibus e deu o prazo até o início da tarde de ontem para que o problema das carteirinhas estudantis fosse resolvido.   
O Sindiônibus lamentou o bloqueio de algumas carteiras estudantis e confirmou que “a falha aconteceu por problemas técnicos em nosso sistema, mas que todos os validadores dos terminais, bem como os equipamentos dos veículos em operação foram imediatamente atualizados, de forma que as ocorrências verificadas no início do dia não mais acontecessem”. No entanto, determinou o pagamento da meia passagem para todos os cartões que apresentassem a mensagem “área bloqueada/ expirada” no validador. “A direção do Sindiônibus orientou imediatamente a todo o seu pessoal de campo e a todas as empresas operadoras a garantia irrestrita da meia passagem prevista em lei”.
Segundo o Sindicato, “os estudantes que comprovadamente não conseguiram utilizar normalmente a sua carteirinha no dia de hoje (ontem) serão ressarcidos em quatro meias-passagens no valor de R$ 4,80”, informou. Para o recebimento, os estudantes devem apresentar as duas carteiras nos postos do Bilhete Único. O atendimento continua sendo realizado nos postos localizados nos terminais de integração, com exceção do Conjunto Ceará e  Messejana. Há ainda o atendimento nas praças Coração de Jesus, José de Alencar e no Vapt-vupt de Messejana.

Investigação
A Etufor disse que irá abrir procedimento administrativo, para investigar a conduta do Sindônibus em bloquear as carteirinhas. Em nota, a Prefeitura de Fortaleza esclarece que “tomará as medidas cabíveis para apurar a responsabilidade do sindicato nesse caso, podendo até lançar mão da caducidade do contrato de concessão com o município”.

Segundo bloqueio
Este foi o segundo bloqueio registrado em menos de um mês. Dessa vez, nem o Sindônibus e nem a Etufor divulgaram o número de estudantes afetados com a falha no sistema. O último problema aconteceu no dia 13 de junho, quando 16 mil documentos foram bloqueados após uma falha na atualização do software dos validadores das catracas dos coletivos e dos terminais. Nesse dia, mais de 1.500 estudantes foram até a sede da Etufor para efetuar o desbloqueio.

Validade prorrogada
Em abril, a Etufor prorrogou a validade da carteirinha estudantil por 60 dias. Isto é, a validade que terminaria em 30 de abril foi estendida até o ontem, para que desse tempo suficiente para que as entidades estudantis distribuíssem todos os documentos nos estabelecimentos de ensino. A partir de hoje, no entanto, as carteiras 2015 começarão a valer.

Postos
 - Etufor: Avenida dos Expedicionários, 5677 – Vila União (de segunda a sexta das 8 horas às 16h30).

- Sindiônibus: Avenida Borges de Melo, 60 – Aerolândia (de segunda a sexta das 8 às 17 horas).

- Terminais Lagoa, Siqueira, Parangaba, Papicu e Antônio Bezerra (de segunda a sábado das 6  às 21 horas).

- Praças Coração de Jesus e José de Alencar, Vapt-vupt Messejana (de segunda a sábado das 7 às 18 horas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário