Opinião

São Pedro: pecador, pescador ou pregador?

 
Ele foi tudo isso -- e mais 10.

Tanto que -- vocês sabiam? -- o vinho mais caro do mundo, o Château Petrus, é uma homenagem a São Pedro.
No rótulo está estampada a imagem dele segurando as chaves do céu. (Com esse vinho na taça, eu acho que as aqui da terra também!)


Pedro chamava-se Simão, ou Simeão. Nasceu em um vilarejo da Galileia, levou a vida de moço como homem comum, pescador e pecador, até que junto com o seu irmão André foi convocado por João Evangelista para fazer parte do grupo mais próximo de seguidores de Cristo.

E tornou-se rapidamente um dos apóstolos preferidos por Jesus, que admirava sua liderança firme e lhe deu o nome de Pedro (Petrus), que significa pedra, rocha.

Jesus (lhe) teria dito: "És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja".



E assim aconteceu. Ele é considerado o fundador da Igreja Católica Romana e a sua Igreja não é apenas a marca emblemática da "casa de Cristo". É também essa extraordinária construção do espaço central da Praça do Vaticano, em Roma, e que abriga tesouros da criatividade artística.

Exemplos: a Pietá, de Michelangelo.



Mas a sua proximidade com Cristo e a sua liderança, exasperaram o Imperador -- Nero -- que ordenou a sua execução. Até aí, nenhuma surpresa. A surpresa veio do pedido de Pedro: ele queria ser crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer na mesma posição de Cristo.

Vejam, abaixo, a reprodução da belíssima tela de Caravaggio (16001)



Morreu com 64 anos (muitos anos depois de Cristo) e o seu túmulo encontra-se sob o altar central da Basílica que leva o seu nome.

São Pedro, como Santo João e Santo Antonio,(junto com São Jorge) são campeões de popularidade no Brasil. Mas os três primeiros reinam absolutos no coração do povo, quando se trata de festas juninas, como " demonstramos" nos posts anteriores.

Já falamos delas, nos posts referentes aos santos-juninos anteriores. Mas não falamos do milho, um dos carros chefes das comidinhas de arraial.

Finalmente: São Pedro é, ainda, o porteiro do céu e padroeiro dos pescadores. No imaginário popular e, nas comunidades pesqueiras do Norte e Nordeste do Brasil, São Pedro é comemorado em alto-mar, com uma procissão em meio às ondas do mar ou de rio, como nesta imagem, no "rio-mar-amazonas".

 
Penso eu - 
Pois bem; no dia 29 um sargento deu a ordem e a procissão tradicional de São Pedro foi proibida em Fortaleza. Duvido que esse entre no céu pela porta da frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário