Ô povo rico!!!

Fernanda Pessoa destaca festas juninas

A riqueza dos festejos juninos tradicionalmente celebrados em todo o Brasil foi assunto da deputada Fernanda Pessoa (PR), durante o primeiro expediente  da sessão plenária desta sexta-feira (03/07). A parlamentar destacou especificamente as festas realizadas no Nordeste, “por retratarem a nossa cultura”.  

“Nesta época , nos meses de junho e julho, o Ceará celebra São João, Santo Antônio e São Pedro, os santos católicos mais populares. Aqui ainda preservamos as tradições que, em outras localidades do País, estão se perdendo. Principalmente nesse tempo tecnológico e midiático”, disse.

Para a parlamentar, os festejos juninos são um potencial para reintegrar e valorizar o folclore na vida cotidiana de nosso povo. “É uma forma de preservação de raízes e da identidade cearense. É a expressão de nossa gente representada através dessas manifestações populares, através de qualquer manifestação folclórica”, ponderou.
“Fortaleza já começou a sua festa e Cariri também. É festa de norte a sul e de leste a oeste. E o nosso querido Maracanaú inicia hoje os seus festejos. 

São 11 anos de festejos que modificam a nossa cidade, com turistas que chegam de outras cidades do Estado e do País. São diversas atrações: quadrilhas juninas, apresentações musicais e comidas típicas. Os festejos juninos certamente contribuem para o processo de desenvolvimento do nosso Maracanaú de diversas formas”, citou.
A parlamentar convidou todos para participarem do São João de Maracanaú, que começa nesta sexta e segue até o dia 18 de julho. “Serão seis dias de shows e cinco dias de festivais de quadrilhas juninas na Cidade Junina, localizada na Avenida Um, no bairro Jereissati”, informou.

De acordo com a deputada, a Cidade Junina, ou a Cidade Cenográfica, montada para receber essa importante festa da cultura popular, homenageia, neste ano, os cearenses Humberto Teixeira, o Seu Lunga, Júlio Barbeiro e Renato Aragão, que terão a trajetória contada em um Museu na Cidade Junina. “E assim, a cada ano, o São João de Maracanaú faz referência à cultura popular nordestina, fazendo circular o conhecimento de nossa gente e de nossa cultura”, afirmou.

Segundo Fernanda Pessoa, Maracanaú é oficialmente reconhecida como a Capital Junina do Ceará, por Lei Estadual de sua autoria. “O São João de Maracanaú foi idealizado pelo ex-prefeito Roberto Pessoa, que sempre investiu nessa grande festa. Agora, é realizado pela Prefeitura Municipal de Maracanaú e parabenizo o prefeito Firmo Camurça e o secretário de de Juventude, Cultura e Turismo, Gerson Cecchini que dão continuidade de forma competente ao nosso São João”, ressaltou. Este ano, pela primeira vez, a festa vai contar com o apoio do Governo do Estado. “Quero agradecer o governador Camilo Santana. A festa, por sua importância, já faz parte do calendário cultural e turístico do Nordeste. disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário