Esquina do mundo


Cabo submarino deverá ligar Capital cearense a Lisboa
Foi assinado ontem, em Brasília, o acordo que celebra a formação de uma joint venture para a construção de um cabo submarino de transmissão de dados, ligando Fortaleza a Lisboa (Portugal), sem ter de passar pelos Estados Unidos, como acontece hoje e dia. Isso deverá proporcionar uma redução de custos, especialmente da banda larga nacional, pois toda vez que os dados passam por outros países, há um encarecimento do tráfego.  O empreendimento terá um custo de US$ 185 milhões, que será dividido entre a empresa Isla Link (45%), a Telebras (35%) e uma terceira empresa do setor privado nacional (20%).
Segundo estimativas do Ministério das Comunicações, onde o documento foi assinado, serão cerca de 5,9 mil quilômetros de extensão de cabos, e o seu prazo de instalação será de, aproximadamente, 18 meses.  O início da construção está previsto para o primeiro semestre do ano que vem, com conclusão no final de 2017, ou início de 2018. O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, ressaltou que o empreendimento faz parte da estratégia brasileira de ampliar a infraestrutura de telecomunicações, com foco em segurança e diversificação. “A legislação europeia, em relação à transmissão, é bastante importante para assegurar a proteção de dados de maneira ampla, e não apenas dos dados dos cidadãos”, disse.  Já o presidente da Telebras, Jorge Bittar, afirmou que o investimento da União Europeia no empreendimento deve chegar a 25 milhões de euros (cerca de R$ 86,5 mi).
Fortaleza é considerada, hoje, a esquina do mundo, uma vez que todos os cabos de fibra óptica que chegam ao País, passam por aqui, demonstrando a ampla demanda de tráfego de informações digitalizadas. Além disso, só existe um cabo que liga a América do Sul, diretamente à Europa, mas cuja capacidade já está superada. Com o novo cabo, cuja velocidade de transmissão de dados é da ordem de 30 Terabits por segundo (Tbps), esta situação será aliviada, facilitando a vida de instituições públicas e corporações privadas. “Um dos objetivos principais desse cabo é a segurança de dados, internacionalmente, para pessoas físicas e jurídicas, em atividades comerciais e de defesa”, ressaltou Berzoini. O cabo também proporcionará ao Brasil e América do Sul, acesso direto aos principais Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) do mundo, como Paris, Frankfurt, Londres e Amesterdã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário