Diretoria da TAM sinaliza instalação de HUB no Ceará

Um importante passo foi dado, ontem, para viabilizar a implantação do HUB (centro de concentração e distribuição de voos) da TAM no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Isso porque existe uma concentração de esforços da classe política, empresarial e sociedade civil organizada do Ceará, em prol deste arrojado projeto. O HUB representa um investimento de R$ 4 bilhões e deve promover a geração de, aproximadamente, dez mil empregos diretos e indiretos, além de um incremento histórico para o turismo, comércio e setor de serviços como um todo. O governador Camilo Santana, os senadores do Ceará além do titular da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), André Facó, conversaram, ontem, com a presidente da TAM, Cláudia Sender, que segundo os participantes do encontro, sinalizou a disposição da companhia aérea em fincar novas estacas no Estado.
Afinal, a empresa está concluindo a implantação de um Centro de Manutenção de Aeronaves Executivas no Aeroporto Regional de Aracati, distante 125 quilômetros de Fortaleza. Outro diferencial, que deverá contar muitos pontos em relação à reivindicação do Ceará para sediar o HUB, é o oferecimento de uma redução no valor do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o querosene de aviação, o que diminuirá, significativamente, os custos operacionais da TAM. Com a instalação do empreendimento, o Ceará terá crescente oferta de voos diretos, começando com 14 decolagens para a Europa. Isso sem falar na possibilidade de vir a tornar-se um dos maiores movimentadores de cargas aéreas do País, provenientes dos continentes europeu e norte-americano.
No dia 22 de junho, o governador reuniu, no Palácio da Abolição, mais de mil representantes da sociedade civil, lideranças empresariais e políticas para trazer o equipamento para o Ceará. Com a mobilização “Todos Unidos pelo HUB da TAM no Ceará”, ele procurou sensibilizar sobre a importância do empreendimento para o Estado, não apenas com o objetivo de consolidar a vocação turística, mas fortalecer a economia cearense no longo prazo. “O Ceará tem feito muitos investimentos que têm potencializado o turismo nos últimos anos. Não tenho dúvida de que temos infraestrutura necessária para receber o equipamento”, disse Camilo, na ocasião.
 Planejamento
As articulações do Governo do Ceará para a implantação do HUB da TAM no Aeroporto Internacional Pinto Martins começaram ainda no mês de abril, quando o governador Camilo Santana fez o primeiro contato com a presidente da empresa aérea, Cláudia Sender, por telefone. Em maio, o governador se reuniu com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília, quando buscou o compromisso de incluir o aeroporto de Fortaleza no pacote de concessões do Governo Federal, o que foi feito e será fundamental para a instalação do centro de conexões.
Naquela oportunidade, houve ainda uma reunião com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, reforçando a importância da retomada das obras de ampliação do aeroporto de Fortaleza. No Ceará, foi realizado outro encontro entre os secretários de Estado com representantes da Infraero e da Prefeitura de Fortaleza, para montar o plano estratégico do Estado. Desde então, várias ações foram realizadas para trazer o HUB para o Ceará, inclusive uma reunião de Camilo com a bancada federal cearense.
Com planejamento, a capital cearense apresentou seu programa de investimentos, ações, incentivos e facilidades para receber o HUB da TAM, em um esforço conjunto do Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e Assembleia Legislativa. A inclusão do Aeroporto Internacional Pinto Martins no pacote de concessões do Governo Federal reforçou, ainda mais, a competitividade da cidade. E como as obras de ampliação do terminal de passageiros estão paradas, elas podem ser retomadas com as devidas adequações às necessidades da companhia aérea, representando outro trunfo importante para as ambições do Ceará.
Funcionamento do HUB pode desenvolver setor no Ceará
HUB é um aeroporto que se destaca no contexto de um país ou região pela sua dimensão e pela sua atração de um grande número de voos, abrindo maiores possibilidades de receber visitantes. Também pode ser denominado HUB o aeroporto onde uma determinada companhia aérea possui a sua sede, hangares ou terminais dedicados. A instalação de um HUB no principal aeroporto cearense representa um avanço significativo para a economia do Estado. Isso porque cerca de 73% da economia cearense são baseados em serviços, alavancados principalmente pelo turismo.
De acordo com dados da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), somente na última alta estação, o Estado recebeu 1.023.485 turistas. O período compreende os meses de dezembro de 2014 e janeiro e fevereiro deste ano. A demanda de visitantes teve um acréscimo de 5,3% em comparação com os números do mesmo período do ano anterior, quando o Estado recebeu 971.350 turistas. Foi gerada uma receita de R$ 2,1 bilhões durante a alta estação, número 23,8% maior que no ano passado.
Um centro de conexões aéreas facilita, do ponto de vista logístico e empresarial, a oferta e a procura por pacotes para um destino já consolidado, como é o Ceará. Comprovado pelo segundo ano consecutivo como o melhor Estado destino do Brasil pelos agentes de viagem do Estado de São Paulo, o maior mercado emissor de turistas do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário