Impostômetro chega à marca de 1 trilhão de reais em impostos arrecadados

 
Equipamento foi inaugurado no mês de maio pela Faculdade Maurício de Nassau, em parceria com a OAB/CE e AJE
 
À tarde desta segunda-feira (29) marca o dia no qual os contribuintes brasileiros destinaram R$ 1 trilhão em tributos aos cofres dos governos federal, estaduais e municipais neste ano de 2015.
 
A marca foi atingida por volta das 12h30 e exibida pelo Impostômetro, equipamento instalado em parceria pela Faculdade Maurício de Nassau, Associação de Jovens Empresários (AJE Fortaleza) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Ceará), que registra em tempo real o total de tributos pagos aos governos.

O índice é alcançado desde 2008, e 2015 marca o ano em que chegou mais rápido. Comparando os dados, quando foi alcançada pela primeira vez, a marca foi batida em 15 de dezembro. Já em 2014, a marca foi atingida em 10 de julho. A média de pagamento de impostos diários pelos brasileiros é de 5,5 bilhões.

Com este montante seria possível construir 72 milhões de salas de aula, 3 milhões de postos de saúde, mais de 10 milhões de quilômetros de redes de água e esgoto ou ainda realizar o pagamento da conta de luz de todos os brasileiros por 67 mil meses.
 
A forma de medir a carga tributária no Impostômetro foi modificada em maio deste ano. A mudança foi devido a alteração na metodologia do cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), implantada em março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
Em um cenário de desaquecimento da economia, a arrecadação de impostos atinge marcas cada vez mais cedo. Um dos fatores que influenciou essa elevação foi à suspensão de alguns subsídios antes oferecidos, como a redução do IPI para compra de automóveis, materiais de construção e produtos de linha branca (geladeira, fogão, máquina de lavar roupas, entre outros). Também houve aumento significativo em tributos ao longo do ano, como parte das medidas de ajuste fiscal implantadas pelo governo. Para mais informações: 3201-2419.
--- * Esta mensagem, incluindo seus anexos, tem caráter Confidencial e seu conteúdo é restrito ao destinatário da mesma. Caso você tenha recebido esta mensagem por engano, queira, por favor, retorná-la ao remetente e apagá-la de seus arquivos. Qualquer uso não autorizado, replicação ou disseminação desta mensagem ou parte dela é expressamente proibido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário