Secretaria de Turismo desenvolve projetos sustentáveis


 As ações educativas devem se iniciar em estabelecimentos que recebem grande fluxo de turistas

A Secretaria de Turismo de Fortaleza vem desenvolvendo ações e projetos voltados para a conscientização do descarte correto de resíduos sólidos, focando principalmente nos estabelecimentos que concentram grande fluxo de turistas.

Dentre os principais projetos, a Setfor está buscando a reativação da usina de beneficiamento da casca do côco. O objetivo é reciclar o material e transformar em matéria prima para fabricação de vasos, material de jardinagem, mantas para proteção de encostas contra erosão do solo, briquetes e até mesmo estofados para decoração de ambientes.

Segundo a Emlurb, a média mensal de lixo retirada da Beira Mar chega a 448 toneladas. Já na Praia do Futuro a média é de 426 toneladas, apenas na faixa do calçadão. Já na faixa de praia, calcula-se que são recolhidas por dia, cinco toneladas de lixo na Praia do Futuro. Em períodos de alta estação, o volume recolhido diariamente pode chegar a dez toneladas. Garrafas plásticas e sacolas são os principais itens retirados da praia.
O trabalho de conscientização do descarte correto da casca do coco verde deve começar nos próximos meses. O grande foco serão os barraqueiros e vendedores do coco na Praia do Futuro e Beira Mar, além de hotéis e restaurantes.
A ação faz parte do projeto da Prefeitura de Fortaleza, através das Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Ecofor.

Outro projeto de responsabilidade ambiental é o posto de coleta de materiais recicláveis que será disponibilizado na sede da Setfor. 

Celulares, notebooks, impressoras, monitores e computadores serão recolhidos e terão destinação ambientalmente correta. A entrega do material poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 08 às 17h. Toda a população poderá trazer os seus produtos que serão destinados para a reciclagem.

Os equipamentos poderão ser doados na própria sede da Secretaria e em outros 19 pontos disponibilizados pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

A geração de lixo em Fortaleza é de 1,89 kg por habitante ao dia – média igual à de Nova York e superior à de São Paulo (1,25), Rio de Janeiro (1,61) ou Distrito Federal (1,69).

Nenhum comentário:

Postar um comentário