Quando vai pra mídia vai ligeiro


Medicamentos deverão chegar aos postos em 15 dias
O Ministério Público do Estado (MP-CE) concedeu prazo de 15 dias, solicitado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza, para a solução do desabastecimento de insumos e medicamentos nos 92 postos de saúde da Capital. O prazo foi acordado por ambas as partes, durante uma audiência pública, ontem, na sede do MP.
A promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Isabel Pôrto, requisitou, de imediato, que a SMS apresente um relatório, até o dia 1º de junho, com a especificação dos insumos e medicamentos adquiridos, além dos respectivos quantitativos e o nome das unidades de saúde contempladas. Caso a Secretaria não cumpra o prazo determinado, o Ministério Público entrará com uma Ação Civil Pública contra o município de Fortaleza, pedindo a avaliação de ato de improbidade administrativa das providências.
A Secretaria Municipal da Saúde informou ao jornal O Estado que o processo de normalização do abastecimento dos postos de saúde será feito nos próximos 15 dias. Segundo a assessoria do órgão, nem todos os postos estão com falta total de medicamentos. “Tem unidade que está com a lista mais completa e outras não. É muito gradual, mas, a lista estará completa em todos os postos em 15 dias”, assegurou.

Prefeito
Além da falta de medicamentos nos postos, outra situação que a saúde enfrenta é a falta de estrutura nos hospitais da cidade, com relatos de que pessoas estariam internadas nos corredores do hospital devido à falta de leitos e de pacientes atendidos no chão da Sala de Reanimação do Instituto Doutor José Frota (IJF). A crise na saúde pública cearense foi divulgada durante toda a semana no jornal O Estado.
Preocupado com a situação, o Ministério Público Federal também convocou uma reunião com prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, para tratar sobre situação estrutural e de atendimento do IJF. A reunião está marcada para acontecer na sede do MPF, na próxima terça-feira (19).
Além do prefeito, também foram convocados a secretária da Saúde do Município, Socorro Martins; o superintendente do IJF, Francisco Walter Frota de Paiva, e a chefe do Serviço de Auditoria do Ministério da Saúde no Ceará, Maria do Socorro Pinto Brígido.

Denúncias antigas
Segundo o MPF, um procedimento administrativo, instaurado na Procuradoria da República no Ceará desde o ano passado, apura denúncias da precariedade no atendimento aos pacientes no IJF. A partir de auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS), realizada ainda em julho de 2014, a pedido do MPF, foram identificados inúmeros problemas estruturais no hospital naquela época.
Com o relatório enviado pelo SUS em mãos, o procurador regional da República, Francisco Macedo Filho, pediu a resolução de problemas como o atendimento de pacientes em pós-operatório, realizados em macas instaladas no corredor do IJF; o serviço de diagnóstico por imagem funcionando em condições insatisfatórias, prontuários de pacientes internados no setor de urgência e emergência com registros incompletos, equipamentos e materiais insuficientes para leitos de retaguarda, entre outros. “A situação, porém, agravou-se”, destacou o procurador.

Nova audiência
O Ministério Público marcou uma nova audiência para acontecer na manhã do próximo dia 8 de junho, com a presença dos Conselhos Regionais de Saúde do Município de Fortaleza e as Coordenações da Vigilância Sanitária das Regionais. Desta vez, a discussão será sobre as atuais condições de funcionamentos das Unidades de Atenção Primária à Saúde (postos de saúde) de Parangaba, Filgueiras Lima e Luís Costa.
O MPCE e a OAB exigiram dos órgãos competentes a adoção de medidas para a resolução das irregularidades constatadas nos postos de saúde, de forma a garantir-se o adequado funcionamento das unidades em questão.
A audiência foi designada considerando a situação constatada por ocasião de visita institucional realizada pela Promotoria da Saúde no último dia 27 de março, em parceria com a Comissão de Saúde da OAB-CE e outras entidades da área da saúde.

IJF
A direção IJF divulgará, hoje, durante coletiva de imprensa, um mecanismo que permite o acompanhamento do fluxo de atendimento na emergência do hospital. A ferramenta ficará disponível no site do IJF, para que a população possa acompanhar, diariamente, o tempo de permanência dos pacientes nas áreas de circulação no setor da emergência. Durante a coletiva, a equipe do IJF explicará detalhes da metodologia e serão divulgados alguns dados gerais de atendimento.
O prefeito Roberto Cláudio realizou, na manhã de ontem, a segunda visita nesta semana ao IJF. O prefeito vistoriou as instalações e fiscalizou a implantação de medidas tomadas na última terça-feira para a melhoria no fluxo de atendimento e triagem de pacientes no equipamento.
De acordo com Roberto Cláudio, a visita se apresenta como uma atividade de fiscalização e reforço do comprometimento da gestão com a saúde pública do município. “Viemos acompanhar, para ver se as mudanças então sendo colocadas em prática. Hoje, já temos um número significativo de macas disponibilizadas no pátio do hospital para antecipar situações. Já ocorreram implementação de ações durante o processo de triagem e haverá mudanças na Sala de Observação, para que a gente possa qualificar melhor o atendimento de emergência. Há, também, o comprometimento da diretoria de, progressivamente, com a contratação de leitos de retaguarda e melhorias de fluxo, reduzir o número de pacientes que estão em leito de corredor”, afirmou.
Camilo Santana visita o HGF
O governador Camilo Santana visitou, na tarde de ontem, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Acompanhado do secretário da Saúde, Henrique Javi, o governador percorreu todas as dependências da unidade, desde a emergência até a Central de Abastecimento Farmacêutica. “Conversei com as pessoas e vi de perto as principais necessidades do hospital. Importante ressaltar que o número de leitos da rede estadual aumentou 52% desde 2008”, afirmou Camilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário