Pedra sobre pedra


Ceará ganhará Centro de Serviços de Rochas
O Ceará está oferecendo uma área de, aproximadamente, 30 hectares, no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, para a instalação do Centro de Serviços de Rochas Ornamentais do Ceará. O anúncio foi feito pela titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Nicolle Barbosa, na abertura da feira Fortaleza Brazil Stone Fair, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), quando representou o governador Camilo Santana na solenidade.
Ela frisou a importância deste segmento para a economia cearense. “Na condição de Secretária do Desenvolvimento Econômico do Estado, comprometo-me a buscar os recursos necessários e fazer as articulações precisas para a concretização do desenvolvimento do setor. A indústria da mineração não utiliza água e responde rápido ao incremento da economia”, afirmou Nicolle, ressaltando que o setor de mineração é prioritário para o governo Camilo Santana.
Há anos, o setor de mineração cearense vem reivindicando a instalação de um centro de serviços. Os representantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral asseguram que, conquistada tal demanda, o Ceará deixará de mandar granito em blocos para outros estados, que, hoje, o beneficiam e o exportam. Isso porque, segundo o governo, é preciso agregar valor a tudo o que o Ceará produz.
“Grande parte da pauta de exportação de granito beneficiado de outros estados tem sua produção originada aqui no Ceará. Essa realidade precisa mudar”, observou a titular da SDE, ressaltando que temos as competências necessárias para aumentar a capacidade local de beneficiamento, além de infraestrutura logística que permite ao Estado exportar, via Porto do Pecém, mais de US$ 100 milhões ao ano.

Exportação
No Brasil, a extração de rochas ornamentais ganhou escala industrial na década de 50, especialmente com a exploração e extração de mármores. Mas foi somente a partir da década de 80 que o País se tornou exportador. Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), no ano de 2010, o Brasil já ocupava a quarta posição no ranking dos maiores produtores e exportadores do mundo. No ano seguinte, caiu uma posição.
O Ceará tem quase a supremacia nacional de “Quartzitos” de coloração clara e branca. Foi pioneiro e, atualmente, lidera o fornecimento de “Limestones” para o Brasil e exterior. “Somos uma das fronteiras mais importantes do Brasil no tocante aos granitos exóticos e superexóticos”, reforçou a secretária. O núcleo de mármore integra mais de 200 empresas espalhadas por todo o território cearense.
Na extração de granito, o Ceará sempre esteve na vanguarda brasileira e foi um dos pioneiros no uso das máquinas que utilizavam o fio diamantado, ainda no início da década de 90. “Não por acaso temos, hoje, o segundo maior parque industrial nacional, o que aponta para, num horizonte de médio prazo, tornar o Estado do Ceará o terceiro mais importante polo de rochas ornamentais do Brasil”, concluiu Nicolle Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário