O cavalo do livro

Biblioteca a cavalo na Indonésia atende região com vulcões e analfabetos

BBC / IG Educação -

O analfabetismo entre adultos na Indonésia está em queda, mas uma região do país possui quase um milhão de adultos que não sabem ler. Em Java Central, um homem e seu cavalo tentam - pelo menos - melhorar o acesso da população a livros.

Ridwan Sururi, de 42 anos, é quem cuida de Luna, um antigo cavalo selvagem. A altura do animal chega apenas ao ombro dele.

Eles vivem no vilarejo de Serang, na região de Purbalingga, em Java, uma região rural e tropical, nos arredores de u m dos mais ativos vulcões indonésios - o Monte Slamet.

Numa região de diversos vilarejos, Sururi e Luna fazem uma conexão essencial entre as comunidades nos últimos meses.

Em janeiro, Sururi criou uma livraria móvel chamada Kudapustaka - que significa `biblioteca a cavalo` em indonésio. Ele viaja entre vilarejos com livros armazenados em caixas nas costas do cavalo.

Ele visita escolas três vezes por semana - às terças, quartas e quintas. Às vezes, leva também sua filha, Indriani Fatmawati.

Crianças e moradores não têm que pagar para emprestar os livros e Sururi diz não querer lucrar com a iniciativa.

`Eu amo cavalos, e quero que esse hobby beneficie as pessoas`, disse ele à BBC Indonésia.

A ideia para a biblioteca itinerante veio de um amigo, Nirwan Arsuka, outro entusiasta de cavalos. `Ele me perguntou: podemos ajudar a sociedade através do nosso hobby? Eu disse que estava interessado, mas não sabia como`.

Então, ele teve essa ideia de criar uma biblioteca móvel usando cavalos. Eu gostei da ideia, mas infelizmente não tinha nenhum livro. Daí, ele me mandou caixas de livros`.

Segundo a Unesco, órgão da ONU para educação e cultura, a Indonésia fez grandes avanços na redução do analfabetismo entre adultos nos últimos anos, reduzindo o número de 15,4 milhões em 2004 para 6,7 milhões em 2011.

No entanto, o órgão diz haver mais de 977 mil adultos analfabetos em Java central, região de Ridwan.

Sururi não é dono de nenhum dos animais - apenas cuida deles. Teria ele pedido permissão para usar o cavalo como uma biblioteca móvel? `Não`, diz, aos risos.

`O dono vive distante deste vilarejo e faz tempo que não visita os cavalos. Estou um pouco triste por causa disso`.

Dos três cavalos que toma conta, Sururi escolheu Luna para fazer-lhe companhia. `Ele era um cavalo selvagem mas eu o domei. Luna nunca atacou ou mordeu ninguém, e é amável quando está cercado por crianças`.

Ele disse esperar mais doações ao seu programa. `As crianças aqui amam quadrinhos e livros de histórias`.

`Já os adultos precisam de livros de inspiração e guias, sobre agricultura, essas coisas`.

Sururi sonha em ter seu próprio cavalo Kudapustaka - e, também, uma biblioteca real.

`Espero poder ter uma biblioteca pequena na frente de casa`, diz ele. `Mas sei que isto é só um sonho`.

Nenhum comentário:

Postar um comentário