Nas ruas, planejando candidaturas


Professores e alunos protestam contra terceirização no Palácio da Abolição
Os professores e alunos da rede pública realizam um protesto, na manhã desta sexta-feira, 30, no Palácio da Abolição, na avenida Barão de Studart, em Fortaleza. Na véspera do Dia do Trabalho, os manifestantes se posicionam contra a terceirização e reivindicam melhores condições para as escolas públicas.A categoria está mobilizada na Capital e no Interior, e manifestações  acontecem  em todas as regiões do Estado nesta quinta-feira.
Segundo a Autarquia de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), agentes foram encaminhados ao local para orientar o tráfego nas vias próximas ao Palácio. Houve bloqueio em ruas da Aldeota, por volta das 10 horas, mas não há registro de engarrafamento nem confronto. A Polícia Militar também foi acionada.
O Sindicato APEOC persiste e não desiste de lutar e defender a aplicação dos recursos provenientes dos Royalties do Petróleo na Educação Básica. Lei federal estabelece que os recursos dos Royalties sejam investidos na educação, 75%, e na saúde, 25%. A mesma lei determina que estados e municípios terão que fixar idênticos percentuais do que receber cada um desses entes públicos.
Durante debate com os profissionais da educação básica, afirmou o presidente do Sindicato APEOC, Anízio Melo, que a educação de qualidade e a valorização dos seus profissionais dependem de maciços investimentos.
Muito antes de sancionada lei federal, setembro de 2013, que determina investimento de 75% dos recursos provenientes dos Royalties do Petróleo na Educação, a direção do Sindicato APEOC promove em todo o Ceará, o Seminário “Ciclo de Debates – Royalties e Valorização dos Profissionais da Educação”. Com esse seminário, objetiva o Sindicato APEOC mobilizar todos os segmentos da sociedade em defesa do pré-sal e da Petrobras. O que significava conquistar recursos para investimento na educação e na valorização dos seus profissionais.
Nos meses de março e abril de 2015, dentre outros eventos, o Sindicato APEOC realizou: Assembleias Regionais; Manifestação em Defesa da Educação e Petrobras, dia 13/03, na Praça da Imprensa; Marcha nas ruas e praças centrais de Fortaleza, dia 15/04; Bicicletada "Nenhum Passo Atrás", por um novo ciclo para a educação e valorização da categoria, dia 21/04; além de manter permanentes encontros com os educadores em seus próprios locais de trabalho, dentro do projeto “No Chão da Escola”.
Roberto Leão, presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), declara que nosso país necessita aumentar os investimentos educacionais na proporção de 10% do PIB, com vinculação dos Royalties de Petróleo e Gás Natural, que serão destinados a estados e municípios pelo regime de partilha do Pré-Sal.

Penso eu - Já foi dito aqui e reclamado (todos têm direito a opinião) que esses movimentos não passam de caça votos pra assegurar alguma candidatura no ano que vem. O que diabos tem a ver o Palácio da Abolição ou a Assembleia do Estado com o que est á sendo discutido e votado no Congresso Nacional? Ora, ora, ora!!!
Esse povo é conhecido. Leva uma turma pra rua pra reivindicar o que nada se faz aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário