Mineirinho aqui não come quieto


Hora de decisão: Em busca da vaga, Ceará encara América-MG no PV
Decisão. Essa é a palavra que melhor define o atual momento do Ceará. Pelo menos no que se refere ao compromisso de logo mais, às 22 horas, no Estádio Presidente Vargas. E decisão não é nenhuma novidade para o Alvinegro de Porangabuçu em 2015. O confronto com o América-MG não se trata de uma final propriamente dita, não vale uma conquista, um título, uma taça, mas a atmosfera de jogo importante volta a rondar o Vozão. Primeiro foi o Vitória, com um empate heroico em Salvador, por 2 a 2, que garantiu o time na decisão da Copa do Nordeste. Depois veio a própria finalíssima regional, diante de outro clube da Boa Terra, o Bahia, quando o Mais Querido venceu os dois jogos e ergueu o troféu. Contra o rival Fortaleza, a equipe de Silas Pereira não teve a mesma competência, deixando escapar a taça nos últimos instantes. Mesmo assim, há uma certeza: o Ceará já está acostumado a decisões na temporada.

Tarefa bem possível
Para avançar à terceira fase da Copa do Brasil, e enfrentar outro clube de Minas Gerais, o Tupi, o campeão do Nordeste não tem, aparentemente, uma tarefa das mais complicadas. Com o empate por 1 a 1 na partida de ida, disputada na Arena Independência, graças ao gol do centroavante William, o popular Batoré, o time nem precisa balançar as redes adversárias novamente, bastando o goleiro Luís Carlos manter-se invicto durante os 90 minutos. Um novo placar com um tento para cada lado leva o embate para os pênaltis. Empates com mais gols dão a vaga aos visitantes. Quem sair vitorioso no confronto abocanha também o passaporte para a etapa seguinte da competição mais democrática do País. E se depender dos números, o Vovô não pode dar chances ao Coelho: em 19 encontros até aqui, foram nove triunfos dos mineiros, cinco vitórias cearenses, além de cinco empates. No entanto, contando os últimos seis confrontos, o Ceará perdeu apenas uma vez.
Comandados pelo técnico Silas, o grupo alvinegro participou de um coletivo de apronto na tarde de ontem, no Estádio Carlos de Alencar Pinto, onde a equipe foi basicamente definida para o duelo de logo mais. A formação do Ceará não deve ser muito diferente da que enfrentou – e venceu – o Atlético-GO, no último sábado. A zaga, um dos grandes destaques do clube até aqui na temporada, deve ser mantida com Gilvan e Charles. As laterais são de Roniery e Fernandinho. No meio-campo, Sandro Manoel e Uilliam Correia são os responsáveis pela proteção da defesa, enquanto Ricardinho e Marinho fazem a armação das jogadas ofensivas. O ataque será composto por Assisinho e William, que vem sofrendo resistência por parte da torcida devido ao baixo número de gols marcados. Batoré balançou as redes quatro vezes até aqui.

“Tem que ter calma”
Se o Ceará vive dias de tranquilidade e otimismo, o mesmo não se pode dizer do rival desta noite. O América-MG fez um Campeonato Mineiro mediano, não conseguindo se classificar para a reta final do torneio. Na Série B do Brasileirão, o Coelho somou apenas um ponto em duas rodadas e ocupa uma das vagas na zona de rebaixamento. Na Copa do Brasil, o time de Givanildo de Oliveira saiu em desvantagem e precisa reverter a situação. O experiente Mancini pediu paciência ao torcedor. “A gente sabe que temos que melhorar. Sabemos que estamos devendo. Melhorar na parte técnica, na percepção de jogo. Tem que ter calma, não podemos fazer tempestade em copo d’água”, ponderou o meio-campista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário