Lugar de bandido é na cadeia, não em campo de futebol


Vereador propõe cadastro contra vândalos no futebol
O vereador Fábio Braga (PTN) levantou a discussão na Câmara Municipal de Fortaleza sobre a criação de um cartão de identificação como forma de cadastrar e acompanhar os torcedores que frequentam os estádios de futebol. Segundo ele, a medida poderia barrar os vândalos que depredam os prédios durante os jogos.
“Volto a bater na tecla. Para adentrar ao estádio é preciso de um cadastro. Seria uma espécie de cartão, que se recarregaria como o bilhete único que seria usado nas partidas que você gostaria de assistir. Para usar exigir-se-ia certo pré-requisito. Assim, seria uma espécie de peneira para aqueles que querem assistir aos jogos e não depredar os estádios”, pontuou.
O parlamentar repudiou os constantes casos de violência e vandalismo que têm acontecido dentro e fora dos estádios cearenses, citando a ação de torcedores que invadiram a Arena Castelão, após a final do Campeonato Cearense, no último domingo, (03). O prejuízo com a quebradeira foi da ordem de R$ 500 mil, segundo a secretaria de Esportes do Estado.
“Quero aqui, mais uma vez, lamentar a violência nos estádios e essa selvageria incomum que se transformaram os jogos aqui no Ceará. Esse foi o primeiro grande teste do Estádio Castelão. Até hoje, não vi nada de concreto contra o atos de vandalismo”, enfatizou o parlamentar.

Estatuto
O Estatuto do Torcedor prevê que o frequentador de estádio que infringir a lei não possa regressar a qualquer arena, conforme o disposto no artigo 13-A.  Em 2013, proposta semelhante foi apresentada na Assembleia Legislativa. De autoria do deputado Fernando Hugo (SD), a matéria dispõe sobre a identificação dos torcedores nos estádios de futebol no Estado do Ceará. Segundo o projeto, clubes, entidades mantenedoras e entidades gestores dos estádios de futebol, com capacidade para mais de 10 mil pessoas, promoverão a identificação dos torcedores e frequentadores. Eles serão cadastrados no ato da compra dos ingressos, mediante a apresentação de um documento oficial de identidade e a informação do seu respectivo endereço.

Ações preventivas
Em meio ao debate, o vereador Deodato Ramalho (PT) destacou a importância de ações preventivas e educacionais, como medidas para combater a violência. “Quero aqui mais uma vez lamentar a violência nos Estádios e essa barbárie que se transformaram os jogos aqui no Ceará. Acredito que o problema não pode ser visto somente pelo lado policial, quando na verdade se faz necessária atividades preventivas e educacionais a fim de evitar esses episódios de violência,” frisou, acrescentando que o debate deve ser aprofundado, para que se avance na solução.
Para Deodato, a iniciativa poderia partir também dos próprios dirigentes dos Clubes, e não limitar o problema com o rebate de acusações de que foi a torcida de um ou outro, o responsável pela violência protagonizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário