Livro analisa fenômeno da mercantilização da educação superior


O livro "La universidad de la ignorância: capitalismo académico y mercantilización de la educación superior” [A universidade da ignorância: capitalismo acadêmico e mercantilização da educação superior, em português] se ocupa de estudar a produção, consumo e adoração de um tipo específico de mercadoria, "a educação”, que se vende em diversos pacotes e molduras, como se oferece qualquer mercadoria de uso corrente — salsichas, batatas fritas, automóveis, detergentes…


Mediante uma análise profunda, que privilegia a crítica da economia política, bem como a consulta de textos de múltiplas procedências e gênero — sites da Internet, jornais, ensaios, entrevistas —, o autor Renán Vega Cantor traz novas luzes não apenas sobre as causas, mas também sobre as consequências que supõe a transformação da universidade pública em uma entidade mercantil, ou seja, em una universidade da ignorância.
Sobre o autor
Renán Vega Cantor é historiador. professor titular da Universidade Pedagógica Nacional de Bogotá, Colômbia, doutor pela Universidade de Paris VIII, diplomado pela Universidade de Paris I em História da América Latina. É ademais autor e compilador dos livros "Marx y el siglo XXI” (dos volúmenes) [Marx e o século XXI (dois volumes)], Editora Pensamiento Crítico, Bogotá, 1998-1999; "El caos planetario” [O caos planetário], Edições Herramienta, 1999; "Gente muy rebelde” (cuatro volúmenes) [Gente muito rebelde, (quatro volumes)], Editora Pensamiento Crítico, Bogotá, 2002; e "Neoliberalismo: mito y realidad” [Neoliberalismo: mito e realidade].
Entre os seus últimos trabalhos pode ser mencionado "Los economistas neoliberales, nuevos criminales de guerra: el genocidio económico y social del capitalismo contemporaneo” (2010) [Os economistas neoliberais, novos criminosos de guerra: o genocídio econômico e social do capitalismo contemporâneo]. A República Bolivariana da Venezuela entregou a ele, em 2008, o Prêmio Libertador por sua obra "Un mundo incierto, un mundo para aprender y enseñar” [Um mundo incerto, um mundo para aprender e ensinar]. Dirige a revista Cepa (Centro Estratégico de Pensamento Alternativo). É integrante do Conselho Assessor da Revista Herramienta, na qual publica seus trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário