Li no blog do eliomar de lima


“HUB” Aéreo – as reais chances das candidatas

Em artigo enviado ao Blog, o presidente da Empetur/PE e ex-secretário de Turismo do Ceará, Allan Aguiar, avalia como ruins as chances do Ceará pela HUB, diante dos maus investimentos no transportes de passageiros. Confira:
Ainda em 2010, por força de decisão dos Órgãos Reguladores do Brasil e do Chile responsáveis pela autorização da fusão das Aéreas TAM e LAN, restou deliberado, como condição a essa associação, a qual resultou na criação da maior companhia aérea da América Latina, que o novo grupo deveria trabalhar com dois grandes centros de conexão para voos internacionais (Hub): Lima, no Peru, e uma cidade ainda a ser definida no Norte ou Nordeste do Brasil.
A recente decisão do Grupo Aéreo LATAM de operacionalizar esse comando e tentar conter a liderança isolada da Portuguesa TAP – Airlines no transporte de passageiros e cargas entre o Brasil e a Europa, surpreendeu e assanhou o setor público dos Estados e suas capitais-candidatas, inobstante a idade da decisão: 5 anos. O que fizeram os Estados ao longo desses anos todos para credenciarem-se diante das variáveis da equação decisória? Qual a agenda preparatória cumprida pelo Ceará/Fortaleza, Pernambuco/Recife e Rio Grande do Norte/Natal?
A TAM decidirá, inexoravelmente, a partir da atualização um ranking feito no passado por outras Aéreas e que hierarquiza as vantagens comparativas da cidade-sede vencedora, que são quatro: 1) Localização Geográfica (tempo de vôo para os destinos), que no caso das capitais-candidatas é irrelevante. A variação máxima de tempo em rota é de 15 minutos. Portanto, empate técnico. 2) Conectividade, fluxo de passageiros e quantidade de voos domésticos, que, neste quesito, faz de Recife a vencedora, seguida de Fortaleza. 3) Porte econômico da Cidade-Sede e da sua Região Metropolitana que, neste quesito faz Recife vencedora, seguida de Fortaleza. 4) Infraestrutura Aeroportuária, representada pelo porte, localização, qualidade geral do equipamento aeroportuário, em especial o tamanho de seus terminais de passageiros e cargas, que neste caso faz de Natal e seu novíssimo Aeroporto no vizinho município de São Gonçalo do Amarante vencedora, seguida de Recife. Talvez Natal seja a única capaz de oferecer a segunda pista de operações de pouso e decolagem, um importante fator de diferenciação.
Ao longo dos últimos 10 anos, o Rio Grande do Norte optou por construir um aeroporto novo, objetivando exatamente reduzir suas desvantagens comparativas quanto a porte econômico, conectividade e fluxos domésticos. Pernambuco reformou e ampliou por completo o aeroporto dos Guararapes e viu chegar refinaria, siderúrgicas, estaleiros e montadoras. Quanto ao Ceará, gastou 150 milhões em aeroportos regionais de Aracati e Jericoacoara que nunca receberam nem receberão voos comerciais de aviões de grande porte, e em um terminal de passageiros no porto do Mucuripe que não atraiu sequer um único cruzeiro marítimo que não atracaria sem ele, quando deveria ter seguido o exemplo potiguar e construir um aeroporto novo para sua capital, oferecendo-lhe a chance de abrigar um Hub Aéreo, cujos impactos sócios econômicos são fartamente conhecidos. Sem Planejamento da atividade turística o Ceará ainda brindou os fortalezenses com um Aquário, inacabado, ao custo de 350 milhões cuja função turística será de baixa alavancagem para a atividade. Ainda quanto ao Ceará, bastava que fosse cumprido o Caderno de Encargos do HUB Fortaleza, elaborado por consultoria especializada no ano de 2004, que hoje as chances de Fortaleza seriam bem superiores.
Após ouvir as ponderações e promessas dos três Governadores que já a visitaram, a CEO da TAM S.A., Cláudia Sender, será obrigada a decidir por critérios exclusivamente técnicos, sabedora que é que agendas de Governos são quase sempre incompatíveis com a velocidade requerida pelos investimentos privados e que, na atual quadra em que não se tem sequer dinheiro para a Saúde, Segurança e Educação, o que vai valer é o que existe e não o que se promete.
 
Penso eu - Pelo texto nosso Allan Aguiar...magoou!!!

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