Geógrafos no turismo

Campus do Pici sedia Congresso Internacional da Conferência de Geógrafos Latino-Americanos

Com o tema geral “A metodologia e a prática do geoturismo nos espaços urbanos”, a 33ª edição da Conferência de Geógrafos Latino-Americanos (Conference of Latin Americanist Geographers – CLAG) começa nesta terça-feira (26), às 9h, no Centro de Ciências do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Pela primeira vez realizado no Brasil, o evento pretende estreitar os laços entre as geografias da América Latina, permitindo uma troca/complementação de ideias e conhecimentos entre geógrafos que pesquisam a temática.

A programação segue até o próximo dia 30 com apresentações de trabalhos científicos, palestras e discussões, homenagens a professores e realização de visitas em Fortaleza e no Interior. A primeira atividade do evento será nesta terça-feira, às 9h, com reunião da diretoria da CLAG com a comissão organizadora no miniauditório do Centro de Ciências, seguida da exposição da Profª Maria Gorett Tavares sobre o tema geral do evento, no auditório daquele Centro. 

Os organizadores destacam que os trabalhos científicos que serão apresentados em forma de comunicação oral e painéis permitirão o aprofundamento das reflexões sobre uma “geografia da latinidade”. Os trabalhos contemplam seis eixos de estudo: Geoprocessamento aplicado e Land Change Science na América Latina; Epistemologia, filosofia e educação geográfica; Ecologia da paisagem, recursos e impactos ambientais e rurais; Estudos regionais e turísticos no desenvolvimento Latino Americano; Redes econômicas, urbanização e fontes de energia; Novas territorialidades questões e  culturais contemporâneas

O encontro é realizado pela UFC, com apoio do CNPq e da comunidade geográfica brasileira. A comissão organizadora do Congresso  é coordenada pelo Prof. Christian Dennys Monteiro de Oliveira (UFC), e da comissão científica fazem parte professores e pesquisadores da UFC, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UFPG), do Brasil; de universidades norte-americanas do Kansas, Richmond,  Oklahoma, Texas-A&M,  Flórida,   Indiana e Richmond; Universidade de Havana (Cuba) e Universidade Nacional de Quilmes (Argentina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário