Domingos Neto e o FIES

DEPUTADO DEFENDE NOVAS REGRAS PARA CONCESSÃO DO FIES.

Para ele, é “preciso evitar que a demanda chegue de maneira aleatória por parte dos estudantes” e fazer com que o financiamento “esteja vinculado a cursos de ensino superior de qualidade”.

O Deputado Federal Domingos Neto (Pros-CE) defendeu, em audiência pública na Comissão de Educação, a criação de novos critérios para a concessão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o parlamentar, que propôs o debate, como a demanda pelo Fies é hoje maior do que a oferta, os critérios devem estabelecer, por exemplo, quais cursos e regiões devem ser priorizados.

Para ele, é “preciso evitar que a demanda chegue de maneira aleatória por parte dos estudantes” e fazer com que o financiamento “esteja vinculado a cursos de ensino superior de qualidade”.

Domingos Neto disse ainda que considera justo o limite estabelecido pelo governo para o reajuste de faculdades particulares. O Ministério da Educação determinou que somente faculdades que tiveram sua mensalidade reajustada em até 6,4% poderão ser financiadas pelo Fies. Instituições que tiverem reajuste acima desse valor ficarão fora.

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Mantenodoras do Ensino Superior, Sólon Caldas, criticou, mais cedo, a “forma abrupta” com que o governo impôs a regra. De acordo com ele, muitos estudantes não conseguiram renovar o financiamento, no início deste ano, porque as faculdades haviam promovido o reajuste além do limite permitido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário