Cultura da paz


Lama Padma Samten fará palestras na Assembléia Legislativa do CE

O lama gaúcho Padma Samten, mestre budista da linha tibetana, estará em Fortaleza para ministrar as palestras “A meditação e os desafios contemporâneos” e “Compaixão e sabedoria: como ajudar as pessoas no cotidiano”. Serão em dois encontros nos dias 1º e 2 de junho, de 19h às 21h30, nos auditórios 1 e 3 do Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará (Av. Desembargador, 2807 – Dionísio Torres).

O evento é promovido pelo Grupo de Estudos Budistas Bodisatva (GEBB Fortaleza), vinculado ao Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). Os organizadores sugerem a contribuição de R$ 30,00 por palestra, com inscrições no local. Há limites de vagas, de acordo com a capacidade dos auditórios, que é de 100 lugares, com possibilidade de transmissão simultânea para outra sala com capacidade de 50 lugares.

Físico, com bacharelado e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ele foi professor de física desta instituição de 1969 a 1994. Em seus estudos, especialmente em relação à física quântica,  encontrou afinidade com o pensamento budista. O interesse pelo budismo se intensificou e em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), entidade dedicada a promover o estudo e o intercâmbio entre as culturas budistas e não budistas. Foi ordenado lama - título que significa líder, sacerdote e professor - na linhagem Nyngma do budismo tibetano, por seu mestre Chagdud Tulku Rinpoche, em dezembro de 1996.

Atualmente, o lama Padma Samten dedica sua vida a auxiliar as pessoas em suas vidas e relações cotidianas, com ensinamentos que dialogam com as mais diversas áreas do conhecimento.

PALESTRAS

Na palestra do dia 1º - A meditação e os desafios contemporâneos – ele falará como o sobre o caminho da sabedoria interior e de como a meditação pode ser transformadora. “Diante dos desafios da nossa vida diária, como podemos proceder? As situações relacionadas às relações amorosas, familiares ou nossas questões existenciais contêm, cada uma delas, um ensinamento escondido: convidam-nos ao aprendizado de ver nossa vida de forma mais ampla e transformadora. Tal aprendizado, preservado dentro da tradição budista, é a prática da sabedoria, um caminho aberto para todos os que acreditam que podem transformar, conjuntamente, suas vidas e o mundo ao redor.”

Na palestra do dia 2 – Compaixão e Sabedoria: Como ajudar as pessoas no cotidiano? – ele explicará que o caminho da sabedoria é o processo de familiarização com a dimensão mais profunda de nós mesmos. E que, ao trilhá-lo, a pessoa sentirá a necessidade de compartilhar as visões mais amplas com as nossas pessoas com quem convive. “Aí se inicia o caminho do coração que espalha, com habilidade, a sabedoria onde quer que as pessoas estejam”.

 Mais informações pelos fones: 85  8667 1752 / 9912 7682 / 9925 5060 e no site  www.cebb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário