Cenário de guerra após final do Cearense

Confronto e violência marcaram a final do Campeonato Cearense, entre Fortaleza e Ceará, ontem, na Arena Castelão. Logo após término da partida, que deu título ao Fortaleza, torcedores invadiram o campo, e houve brigas entre as duas torcidas rivais.
A invasão generalizou-se, e o cenário era de guerra dentro do campo. Os jogadores, que se preparavam para subir ao pódio, deixaram o campo quando a confusão teve início. Enquanto isso, muita quebradeira e pancadaria. Nas arquibancadas, pessoas correndo e machucadas. Cadeiras e objetos foram arremessados. Os torcedores entraram em confronto com a Polícia Militar, que interveio lançando bombas de gás lacrimogêneo. O Batalhão de Choque e a Guarda Municipal também entraram em campo avisando que, se a violência continuasse, não haveria a premiação do título.
O ocorrido foi lamentado pelo coronel Aginaldo de Oliveira, comandante do Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE), que afirmou que o estádio não possui estrutura física para as torcidas brasileiras. “Facilita a invasão de campo, principalmente em uma situação como essa aqui. Conter uma multidão em rebelião é difícil”, disse o comandante.
Moradora no entorno do Castelão, a aposentada Elisabet Rodrigues, relata que o cenário de violência sempre se repete em dias de jogos dos times rivais cearenses. Ela conta que as cenas são de terror e não costuma sair de casa. Amedrontada, Elisabet diz ainda, que as ruas ficam perigosas e intransitáveis por conta do perigo e da grande movimentação da Polícia. É lamentável tanta cena de violência por causa de futebol, o homem desconhece a paz. Hoje [ontem] foi uma verdadeira guerra no Castelão”, lamenta.
 Antes do jogo
Antes do início do jogo, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) registrou confronto das duas torcidas no viaduto da Avenida Mister Hull, no bairro Antônio Bezerra; na Avenida Aguanambi, em José Bonifácio; na Rua Teodomiro de Castro, no Álvaro Weyne; e na Praça do Conjunto Palmeiras.
No entorno da Arena, ainda antes da final do cearense, três pessoas foram presas, e três adolescentes apreendidos na Avenida Dr. Silas Munguba, no bairro Passaré. Os homens, identificados como Manuel Nogueira dos Santos, 32 anos, e Carlos Barbosa Nunes, 26, e uma mulher, Terezinha Silva de Sousa, 25, foram presos portando um revólver calibre 38, segundo informou o comandante do Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE), coronel Aginaldo de Oliveira. Já os adolescentes portavam bombas caseiras. Ambos foram conduzidos ao 160 Distrito Policial, no bairro Dias Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário