Bom dia

Nem Tão Doce Lar: exposição aberta ao público na Beira Mar pretende sensibilizar a população sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Dentro da programação das atividades alusivas ao Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a Campanha Jogue Contra realiza caminhada na manhã deste domingo, 17/05, a partir de 8h, na Beira Mar. Na ocasião, a Diaconia, em parceria com a Fundação Luterana de Diaconia (FLD), realiza a exposição "Nem Tão Doce Lar", com a finalidade de sensibilizar, despertar e informar sobre violência doméstica, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A exposição consiste na réplica de uma casa em que utensílios, móveis e imagens apontam para a violação, causando nos visitantes, impressões, sentimentos e reflexões dos fatos. A exposição estará de 9h às 16h aberta para visitação numa tenda montada no calçadão da Avenida Beira Mar em frente ao Beira Mar Hotel.

A metodologia

A Nem Tão Doce Lar envolve uma metodologia de intervenção coletiva para a superação da violência doméstica. Trata-se de uma mostra itinerante que possibilita a popularização da discussão e do enfrentamento da violência, ao levar para o espaço público uma típica casa familiar, com informações e imagens que denunciam a violência sofrida por mulheres, crianças, adolescentes e jovens.
Nem Tão Doce Lar: exposição aberta ao público na Beira Mar pretende sensibilizar a população sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
A mostra nasceu a partir de uma exposição internacional chamada Rua das Rosas, criada pela antropóloga alemã Una Hombrecher, com o apoio da agência Pão para o Mundo (PPM). A proposta inicial, que tinha ainda uma linguagem europeia, foi apresentada em Porto Alegre (RS), de 14 a 23 de fevereiro de 2006, durante a 9ª Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Esta primeira exposição esteve sob a coordenação da FLD, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e um consórcio de organizações da sociedade civil que atuam denunciando e construindo possibilidades de superação da violência.

Posteriormente, a partir de um amplo processo de construção coletiva, a exposição recebeu um enfoque brasileiro. O nome Nem Tão Doce Lar faz alusão à citação Lar doce Lar, muito comum em casas brasileiras. Assim também nasceu a marca Nem Tão Doce Lar, criada a partir de um delicado bordado em ponto de cruz, emoldurado como um quadro. Esse quadro, representativo do que deveria ser o ambiente familiar, amoroso e cheio de cuidados, está quebrado, indicando um ambiente violento.

Diaconia

A Diaconia é uma organização social de caráter público, foi fundada por um grupo de igrejas evangélicas em 1967, com a proposta de servir aos excluídos da sociedade. Tem como missão: "Estar a serviço dos excluídos da sociedade participando da construção solidária da cidadania, tendo como área preferencial de atuação a região nordeste do Brasil". http://www.diaconia.org.br/novosite/institucional/quem-somos.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário