Bom dia

Ação de prevenção a drogas com crianças e adolescentes é apoiada pela União Europeia
Nesta terça-feira, 19/05/2015, o Movimento Saúde Mental Comunitária, apresenta atividades do projeto "Sim à Vida: Prevenção às Drogas e melhoria do acesso aos Serviços Sociais de Saúde" para membros da CBM (Christoffel-Blindenmission), da Alemanha e do Equador. O projeto é co-financiado pela União Europeia e CBM.

A CBM realiza a ação com o MSMC. São atendidas diretamente 450 crianças em localidades de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba, além de centenas de familiares. As crianças têm sua autoestima fortalecida e os familiares desenvolvem conhecimentos de autogestão familiar, comunitária e profissional.

O "Sim à Vida" já vinha sendo desenvolvido desde 1999 pelo MSMC, chancelado como projeto de Extensão da UFC, agora é ampliado e tem recursos assegurados para quatro anos.

O principal objetivo do projeto é prevenir crianças e adolescentes contra o uso de drogas em quatro áreas de risco social em Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba e contribuir para melhorar o acesso aos Serviços Sociais de Saúde.

O MSMC, através desse projeto, também contribui para a redução da incidência de pessoas com dependência a drogas e para o acesso à rede de proteção de direitos de crianças e adolescentes. E ainda coopera com Objetivo de Desenvolvimento do Milênio de favorecer "Educação básica de qualidade para todos".

Além das crianças e adolescentes, será realizada formação profissional em modelagem, customização, corte e costura, para 90 mães e outros familiares das crianças atendidas. Ainda, serão identificados e encaminhados para serviços de Saúde, pessoas com dependência química.
Também 40 profissionais, entre educadores, profissionais de saúde, de assistência social e lideranças comunitárias, receberão formação em Abordagem Sistêmica Comunitária, a tecnologia socioterapêutica do MSMC que trabalha o biopsicossocioespiritual humano.

O projeto envolve escolas, CRAS (centros de atenção e assistência social), CAPS (centros de atenção psicossocial) próximos aos territórios atendidos. As ações diretas se dão no Marrocos e Siqueira, Grande Bom Jardim, Fortaleza; Monguba, Pacatuba; e Horto, Maracanaú.

A ação também vai integrar a rede de proteção de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. E ainda realizar diálogos com gestores públicos e parlamentares visando à implementação da metodologia preventiva no âmbito de políticas públicas.

Este documento foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva do MSMC, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia.

Serviço:

Apresentação de ações do projeto Sim à Vida: prevenção às drogas e melhoria dos serviços sociais de saúde
Segunda-feira (18.05). Das 8h30 às 10h30. Apresentação para colaboradores diretos.
Local: Palhoça do Movimento. Rua Fernando Augusto, 985. Bom Jardim.

Terça-feira (19.05). Das 8h às 11h. Apresentação de atividade para visitantes e imprensa.
Local: Espaço de Promoção à Vida Patativa do Assaré. Rua Jari, 137. Siqueira II. (dobra na esquina da Madeireira Vitória, na av. Osório de Paiva, sentido Maracanaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário