Afinal, há equilibrio ou há crise? Hãm?


Mercado de trabalho está equilibrado, diz analista
O coordenador de Estudos e Análise de Mercado do IDT, Mardônio de Oliveira Costa, ao comentar o levantamento, destacou que o mercado de trabalho está estabilizado na RMF, já que as quedas dos setores da indústria e construção civil são compensadas pela elevação registrada em comércio e serviços. “Tivemos uma relativa estabilidade no nível ocupacional, porque o setor de serviços vem contratando nos últimos três meses, e o comércio também voltou a contratar nesse mês de abril, contrabalançando esse movimento de demissão que está ocorrendo na indústria e construção civil. No caso do comércio, isso deve se perpetuar em maio, por conta do Dia das Mães”, avaliou Costa.
Ele pondera, no entanto, que a conjuntura econômica, na região, está refletindo a realidade nacional. “A indústria e a construção civil foram os dos setores que mais demitiram nesse mês de abril, sendo que a indústria vem demitindo nos últimos três meses, e já fechou mais de 38 mil postos de trabalho entre janeiro e abril”, destacou ele, acrescentando que o estoque desse setor caiu de 320 mil empregos (janeiro) para 282 mil (abril). “A construção civil também tem sentido os efeitos dessa política econômica – com atrasos de repasses e outros fatores –, voltando a demitir por conta da paralisação de algumas obras”, enfatizou.
Por fim, o analista ressaltou que a situação da indústria, na RMF, “é complicada, em decorrência da perda de competitividade diante dos produtos importados, falta de investimentos, falta de credibilidade (confiança dos empresários), e o próprio mercado consumidor, em geral”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário