Salmito sai em defesa de concessão de terminais

O presidente da Câmara Municipal, vereador Salmito Filho (Pros), fez, ontem, um pronunciamento na tribuna da Casa, onde, em tom de defesa, explicou a proposta do prefeito Roberto Cláudio (Pros) de passar para concessionárias a gestão dos sete terminais de ônibus de Fortaleza. O parlamentar, porém, negou que ação seja de privatização e esclareceu a diferença.
“Privatizar é uma coisa. Parceria público-privada é outra. O terminal continua sendo um equipamento público, um terreno público, uma área pública, e esse equipamento público poderá ser gerido numa parceria entre o público e o privado. O público garantindo o interesse público, oferecendo melhores condições”, frisou Salmito ao iniciar o pronunciamento.
No plenário, alguns vereadores se mostravam favoráveis à proposta, enquanto outros apenas observam o discurso. Opositores, porém, questionam a medida em estudo pela Prefeitura.
Na tribuna, Salmito anunciou que inúmeros debates serão realizados, inclusive com os permissionários dos terminais, a fim de esclarecer a proposta. Ele explicou, ainda, ser apenas um estudo e, portanto, não há nada definido. E deixou claro que o prefeito só realizará mudanças que trarão benefícios à população, conforme Roberto Cláudio esclareceu recentemente e foi publicado pelo jornal O Estado.
 “Com todo o respeito a todos os permissionários dos terminais de ônibus, são pais e mães de famílias que ali sobrevivem a partir da sua atividade econômica. Por que, eu pergunto, quando houve a última licitação para esses permissionários? Só se pode ser permissionário de um equipamento público através de uma licitação. Quem ganha, pode ter uma permissão pública. Quando houve a última licitação e ainda está em vigência? Esse é um bom debate que o prefeito começa a trazer à tona, para garantir o principal, que é ter um terminal de ônibus, um equipamento público e servindo com qualidade”, disse Salmito.
Alguns vereadores complementaram o discurso de Salmito, ressaltando que a mudança nos terminais se justifica pela limitação dos espaços, insalubridade e oferta comercial insuficiente. E, com a concessão, a manutenção do local e a organização de filas seriam mais eficientes, além de haver incentivo ao uso de tecnologias e mais segurança para os locais. Em seguida, o vice-líder do Governo, vereador Didi Mangueira (PDT), afirmou que o prefeito está trabalhando para melhorar a cidade de diversas maneiras.

Audiência
Enquanto Salmito discursava, o líder do PT na Casa, vereador Acrísio Sena, recebia representantes dos permissionários e da Associação dos Ambulantes cadastrados nos terminais. “Eles vivem um momento de insegurança e querem conhecer e participar dos estudos que estão sendo realizados, assim como nós aqui no parlamento”, explicou o petista após a reunião. Em conversa com o líder do Governo, vereador Evaldo Lima (PCdoB), uma audiência com o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCPC), Joao Pupo, e da Etufor, Antônio Silva, será agendada para discutir a ideia da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário