Ronda de roupa nova


Novo Ronda começa em julho com ações em cinco áreas de Fortaleza

Um dos principais compromissos do governador Camilo Santana com a área da segurança pública, a reestruturação do Ronda do Quarteirão, já possui data para ganhar as ruas. O programa passa por remodelação pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e vai ser efetivado a partir de julho deste ano, com implantação gradual do novo modelo primeiro em Fortaleza e depois na Região Metropolitana da Capital e Interior.
O novo projeto do Ronda terá o slogan “De mãos dadas com você”. A reestruturação em Fortaleza contará com a criação de 25 Unidades Integradas de Segurança (Unisegs) divididas nas seis Áreas Integradas de Segurança (AISs) da cidade. Cada Uniseg possuirá uma companhia do Ronda e uma delegacia da Polícia Civil funcionando 24 horas.
As 25 companhias do Ronda possuirão 88 policiais cada. E terão o funcionamento de um Núcleo de Policiamento e Acolhimento Social, responsável pelas políticas comunitárias, como o Ronda Maria da Penha, o Grupo de Apoio às Vítimas de Violência, e visitas comunitárias com foco nas escolas e equipamentos de enfrentamento à drogadição. Além disso, Bases Móveis do Ronda serão deslocadas para pontos críticos da cidade. Estruturalmente, as companhias serão dotadas com uma van, seis viaturas, duas motos e equipamentos de comunicação.
Camilo Santana explica que a remodelação do Ronda serve para aproximar ainda mais o policiamento da população. "O Ronda é um programa importantíssimo e que precisa ser aprimorado. Essa reestruturação fará com que a Polícia fique ainda mais próxima da população, o que é, na verdade, a essência do programa. Em paralelo a isso, é fundamental que o policial esteja motivado para desempenhar a função", frisa o governador.
Ao todo, serão 2.200 homens em atuação na Capital. O cronograma de implementação contempla cinco áreas em julho: Vicente Pinzon, São Miguel, Genibaú, Praia de Iracema e Bom Jardim. Ainda este ano outras cinco áreas serão contempladas em Fortaleza. As 15 Unisegs restantes serão instaladas até setembro de 2016.
A SSPDS realiza levantamento para a criação de 28 Unisegs no Interior e 14 na Região Metropolitana de Fortaleza. A intenção é iniciar as ações na RMF e em Juazeiro do Norte e Sobral ainda este ano.
Viaturas farão BOs
Outra novidade do remodelado Ronda é a criação do Boletim de Ocorrência Móvel (BOM). A partir de julho, o cidadão que acionar uma viatura para casos como roubos e furtos, por exemplo, poderá formalizar o Boletim de Ocorrência no próprio veículo, através de sistema integrado ao da Polícia Civil.

Para o Tenente-Coronel Fernando Albano, Comandante do Ronda, a iniciativa será um divisor de águas na segurança pública do Ceará. “Vamos ter ações mais qualificadas no acolhimento à comunidade e uma presença maior da Polícia Militar em toda Fortaleza, além de que a Polícia Civil estará funcionando com sua capacidade máxima 24 horas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário