Religião e/ou religiosidade


Semana Santa reforça tradição litúrgica e renova encenações da Paixão de Cristo


Fieis participam até domingo dos rituais da Semana Santa, período em que a Igreja Católica relembra a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Paralelo aos rituais litúrgicos, ocorrem em Fortaleza e na região metrolitana espetáculos teatrais revivendo momentos da passagem de Jesus pela Terra.
Conheça alguns destaques da programação.
 
 
 
 
DRAGÃO DO MAR
 
Em Fortaleza, a maior encenação de “A Paixão de Cristo” acontece nesta sexta-feira (3) e no sábado (4), sempre às 18h, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento é gratuito. A superprodução inovadora envolve mais de 300 profissionais, entre atores, figurantes e técnicos de produção. Sob direção geral de Haroldo Serra, o espetáculo conta com infraestrutura técnica com som digital, show pirotécnico, iluminação, efeitos visuais e figurino elaborado. Com aproximadamente duas horas de duração, a peça terá participação de 44 atores, em sua maioria nomes consagrados das artes cênicas cearenses, como o casal Haroldo e Hiramisa Serra, Walden Luiz, Ary Sherlock, Marcos Fernandes, Odair Prado, Hiroldo Serra, Poliana Morais, Paulo César Cândido, Lana Soraia, entre outros.
 
Os organizadores estimam um público de oito mil pessoas. A iniciativa, totalmente cearense, é feita em parceria entre o Instituto Solaris, Grupo e Comédia Cearense e Dragão do Mar, com apoio da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará. Mais informações: Assessoria de imprensa do evento - fone: 85 3252 1001 / Centro Dragão do Mar - fone: 85  3488 8600
 
GINÁSIO PAULO SARASATE
 
A Comunidade Católica Shalom realiza até domingo (5), seu Retiro de Semana Santa, no Ginásio Paulo Sarasate. A programação acontece em sintonia com os atos litúrgicos da Catedral Metropolitana de Fortaleza. O tema do retiro neste ano é “Deus Rico em Misericórdia”. No domingo seguinte, 12 de abril, acontecerá a Festa da Misericórdia no Condomínio Espiritual Uirapuru, no bairro Castelão, em Fortaleza. 
Iniciado nesta quinta-feira (2), o evento prossegue nesta sexta-feira, entre 8h e 12h, com pregações e Via Sacra artística e oracional. A programação também acontece durante as tardes de sábado e domingo entre 14h e 17h30. A entrada é gratuita. Os atos litúrgicos (missas e celebrações próprias do tempo) serão vivenciados na Catedral Metropolitana de Fortaleza. (Mais informações: Assessoria de Imprensa do evento. Contato: jornalista Teresinha Fernandes - (fone: 85 8878.3678 / 9837.1130  / 8182.4326) / www.comshalom.org
 
CATEDRAL METROPOLITANA
 
A programação da Catedral Metropolitana terá nesta Sexta-Feira Santa, às 9h, a Celebração das Horas e às 15h, as cerimônias que lembram a Paixão e Morte do Senhor, seguida de procissão do Senhor Morto. Nesse dia, segundo a tradição, a Igreja não celebra os sacramentos. Quem presidirá os rituais é o Arcebispo Dom José Aparecido Tosi.
 
No sábado (4), às 9h, Celebração das Horas, também pelo arcebispo de Fortaleza. Às 20h, Solene Vigília Pascal, que é composta da A Celebração da Luz com a Bênção do fogo e a Preparação do Círio; Liturgia da Palavra com as nove leituras, sendo sete do Antigo Testamento e duas do Novo Testamento (Epístola e Evangelho); Liturgia Batismal com a celebração do Batismo de adultos e a Renovação das Promessas do Batismo; e Liturgia Eucarística, com a Oração Eucarística e a Comunhão. Ao longo do dia, a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua Paixão e Morte. Não há missas nesse dia.
 
O Domingo de Páscoa, também conhecido como o Domingo da Ressurreição do Senhor ou Domingo da Alegria, é considerado o dia em que o Cristo vence a morte e Ressuscita. Haverá missas às 10h e 12h e, às 18h30min, a Missa Solene da Ressurreição, presidida por Dom José Antonio, seguida de procissão do Senhor Ressuscitado. Mais informações: Secretaria da Catedral – (fone: 85 3231 4196) / Marta Andrade, da Pascom – (fone: 85 9921 6742)
 
CONJUNTO CEARÁ
 
A representação de A Paixão de Cristo - Caminhos do Gólgota, no Conjunto Ceará, em Fortaleza, será realizada nesta sexta-feira (3), às 19h. O evento é aberto ao público e gratuito. Como elenco, a peça traz atores profissionais e amadores, sendo a maioria estudantes de escolas públicas do bairro. A realização é do Projeto de Desenvolvimento Comunitário do Conjunto Ceará (Ong PRODECOM). Saiba mais no Facebook do espetáculo. https://www.facebook.com/pages/Paix%C3%A3o-de-Cristo-do-Conjunto-Cear%C3%A1-Caminhos-do-G%C3%B3lgota/149977781790169?fref=ts
 
MARACANAÚ
 
O evento “Maracanaú da Paixão”, realizado pela Prefeitura do município de Maracanaú, na região Metropolitana de Fortaleza, foi iniciado no último dia 31 e segue até este sábado (4), com  apresentações artísticas, tendo como destaque o espetáculo A Paixão de Cristo, do Grupo Teatro de Rua Almir Dutra. A apresentação nesta sexta-feira (3), será a partir das 18h, no Campo do Boa Vista. Antes, às 16h30min, o Espetáculo Paixão de Cristo será encenado pelo Grupo Sacro Arte na Casa Rodolfo Teófilo, na Pajuçara. Mais de 10 mil pessoas são esperadas para os eventos da Semana Santa. Veja mais detalhes da programação: 
 
03/04/2015 – sexta-feira
 
Espetáculo Paixão de Cristo
Grupo: Sacro Arte
Local: Casa Rodolfo Teófilo, bairro Pajuçara
Horário: 16h30min
03/04/2015 – sexta-feira
Espetáculo Paixão de Cristo
Grupo: Teatro de Rua Almir Dutra
Local: Campo do Boa Vista
Horário: 18h
 
04/04/2015 – sábado
Apresentação da Malhação de Judas
Grupo: Instituto Garajal de Arte e Cultura Popular
Local: Rua 18, bairro Jereissati I
Horário: 19h
 
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Maracanaú. Contatos: Mariana Freitas / Oswaldo Scaliotti - 
 
PACATUBA
 
Em Pacatuba, na região metropolitana de Fortaleza, a encenação da peça A Paixão de Cristo tem como palco a Praça da Paixão. Nesta sexta-feira (3), a apresentação será às 18h, com a venda de ingresso começando às 16h. Cerca de 200 atores, figurantes e equipe técnica participam do espetáculo ao ar livre. Esta é a 41ª edição do evento. Mais informações: Prefeitura Municipal de Pacatuba - fone: (85) 3345 2300 

Nenhum comentário:

Postar um comentário