Prefeitura anuncia festa na Bezerra

Corredor expresso da Bezerra abre amanhã
Começam, amanhã (18), as atividades da primeira etapa do Corredor Expresso Fortaleza, com a operação do corredor exclusivo de ônibus Antônio Bezerra/Centro. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, o equipamento vai melhorar a fluidez no trânsito da cidade, possibilitando mais velocidade aos ônibus que circulam na região. Para a viabilização do projeto, a Av. Bezerra de Menezes receberá 8,2km de extensão de faixa exclusiva de ônibus e implementação do embarque no canteiro central da via. Além disso, as 26 linhas de ônibus locais passarão por mudanças. A expectativa é que 131.000 passageiros/dia sejam beneficiados.
A primeira etapa desta operação se dará com a utilização dos abrigos de ônibus junto ao canteiro central, tendo, em seu segundo momento, o início das atividades nas 10 novas estações, que têm inauguração prevista para o dia 30 de junho.

Velocidade
Na análise do presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Antônio Ferreira, o início das atividades vai reduzir o tempo de viagem em, no mínimo, 40% para o usuário. “A velocidade média comercial do sistema de transporte tende a aumentar, uma vez que nós estamos saindo da faixa exclusiva para um corredor exclusivo”, ponderou.
O corredor Expresso Fortaleza contará com faixa de uso único para ônibus, disponibilização de paradas em nível, estações junto ao canteiro central e ônibus articulados equipados com ar-condicionado, câmbio automático e suspensão pneumática.

Implantação
Conforme o secretário de Infraestrutura do Município, Samuel Dias, o corredor está quase todo implantado. “De fato, já vamos ter uma faixa exclusiva segregada na Bezerra de Menezes e ao longo da Domingos Olímpio, Antônio Sales, até o entroncamento com Av. Engenheiro Santana Júnior. Temos quase que todo este corredor implantado. O que falta para que a gente termine, efetivamente, o Corredor Antônio Bezerra/Papicu é a obra de arte e o túnel entre o cruzamento da Engenheiro Santana Júnior com Padre Antônio Tomás, obra esse que se inicia no final do mês de abril e tem previsão de término para agosto do próximo ano”, garantiu.

Mudanças
A Etufor alerta aos usuários que algumas alterações irão provocar desde mudanças nos itinerários das linhas até criação de novas e absorção de linhas por outras já existentes.
As duas linhas compostas por vans terão seus itinerários totalmente transferidos: a linha 713-Santos Dumont/Perimetral passa para a Rua Gustavo Sampaio (sentido Oeste-Leste) e Rua Azevedo Bolão (sentido Leste-Oeste) e a 757 – Vila Velha/Centro para a Avenida Sargento Hermínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário