PREFEITO ASSINA ORDENS DE SERVIÇO PARA REFORMA DE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CONSTRUÇÃO DE CRECHE NO GRANDE BOM JARDIM


 O prefeito Roberto Cláudio assinou, nesta sexta-feira (17/04), as ordens de serviço para construção do Centro de Educação Infantil (CEI) e para a reforma da Escola de Tempo Integral Dom Antônio de Almeida Lustosa, no Grande Bom Jardim, na Regional V. A Escola de Tempo Integral será localizada no bairro Granja Lisboa (Rua Geraldo Barbosa, 3.901) e a creche será no próprio Bom Jardim (Rua Oscar França, 240).
De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, entre as metas prioritárias da educação do Município está o aumento no número de matrículas nas creches, aumentar o número de Escolas em Tempo Integral e melhorar a qualidade da educação na cidade. Ele explicou que, no início da gestão, Fortaleza era a capital com menor número de vagas em creches e que esse número já aumentou em 50%, com meta de aumentar em três vezes até 2016, com 30 mil crianças matriculadas. Fortaleza não tinha nenhuma Escola em Tempo Integral e estão sendo construídas 29 Escolas em Tempo Integral. Também foi aplicado o regime de tempo integral em outras 12 escolas municipais. Com isso, serão 41 escolas de tempo integral até o fim da gestão.
“É muito importante que a gente tenha, para além de novas escolas e creches, mais qualidade das escolas por meio de adaptações físicas, das condições de trabalho dos professores, de melhoria do processo de gestão e dos processos de avaliação. Esse é um processo longo. A gente muda por continuidade deles, pela permanência dessas ações”, explicou o prefeito Roberto Claudio.
A escola Dom Antônio de Almeida Lustosa oferta ensino de tempo integral a 328 alunos da rede pública municipal, do 6° ao 9° ano. A unidade educacional contará com novos espaços como auditório e banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, projetos de acessibilidade, ampliação de áreas destinadas ao refeitório e mudanças nas bibliotecas e nos laboratórios de Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. Além disso, a reforma contemplará também a recuperação geral da edificação. O investimento total é de R$ 2.83.657,31.

Centro de Educação Infantil
O CEI faz parte do Programa de Requalificação Urbana com Inclusão Social e a unidade contará com seis salas de atividades, sala da direção, sala dos professores, bloco de serviços (refeitório, cantina, cozinha, banheiros e vestiários) e espaço para eventos. A capacidade de atendimento será de cerca de 200 alunos. A área construída será de 628,65m² e o parque infantil de 186,64m². O investimento total será de R$ 1.315.578,40, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
            Escola de Tempo Integral
Conforme o secretário de Educação de Fortaleza, Jaime Cavalcante, a ampliação do tempo integral em escolas e creches gera grandes benefícios para os alunos. “Os avanços que se encontram nos jovens que estão há um ano numa Escola em Tempo Integral são muito grandes. Você nota que eles são mais ligados na educação, mais estudiosos. A tendência é tirar o jovem da rua e colocá-lo na escola para que ele tenha uma formação melhor”, afirmou.
A manicure Jamaica Fernandes, 33, tem um filho de 12 anos matriculado na Escola Dom Antônio de Almeida Lustosa. Para ela, a reforma vai dar melhores condições para que os alunos possam aprender. “Quando o aluno está em casa, ele acaba se concentrando menos, porque tem estímulos como a televisão e o videogame. Na Escola em Tempo Integral, ele se interessa mais pelos estudos. Meu filho acha bom estar aqui, estudando bastante”, disse.

Já a dona de casa Ivonete da Silva, 40, que tem uma filha de quatro anos matriculada na creche Olivanda I, afirmou que a construção de Centros de Educação Infantil é importante tanto para as crianças quanto para as mães que precisam trabalhar. “Eu tenho visto as orientadoras que cuidam bem dos filhos da gente. A mãe pode trabalhar despreocupada, sabendo que seu filho está tendo uma alimentação saudável, está tendo o período de sono respeitado e que está sendo orientado para a aprendizagem”.
Na ocasião, Roberto Cláudio divulgou ainda que, caso seja identificado um terreno público da Prefeitura na área, o bairro será contemplado com a construção de uma das 18 Areninhas da cidade, nos moldes do Campo do América. Também divulgou que o Grande Bom Jardim será beneficiado pelo projeto Abraça Ceará, em parceria com o Governo do Estado, em que serão implementadas medidas de segurança, infraestrutura, urbanismo e projetos sociais para diminuir os índices de violência no local.

Visita ao Grande Bom Jardim
O prefeito Roberto Cláudio aproveitou a visita ao Bairro Bom Jardim para fiscalizar equipamentos municipais e obras de drenagem, pavimentação e iluminação em andamento. Ele visitou o Centro de Saúde da Família Dom Antônio Almeida Lustosa para verificar o abastecimento de remédios e materiais médico-hospitalares e a Creche Olivanda I; as obras de drenagem em andamento da Rua Guararema (após a recuperação da infraestrutura, o local também contará com a construção de uma Praça da Juventude) e da Rua Sargento Barbosa. Também fiscalizou as obras de pavimentação nas ruas Coronel João Correia, Alto da Galileia, Rua das Pedrinhas, Barra Vermelha, Xavier da Silveira, Nova Conquista e Martins de Carvalho.
“Hoje foi um dia de trabalho com os vereadores e com os secretários dedicado ao Grande Bom Jardim. Na área, as três grandes demandas da população foram urbanização, saúde e educação”, apontou o prefeito que, durante a visita com sua equipe técnica, ouviu as demandas da população para cada área. Conforme o secretário da Regional V, Júlio Ramon, essa ação aproxima a comunidade do poder público municipal, favorecendo o diálogo entre essas duas esferas.  “Isso permite que o prefeito ouça as reais demandas da população e que a comunidade entenda os limites da administração para executar certas medidas. As obras de drenagem, por exemplo, permitem que a população consiga viver cada vez melhor, independente do período da quadra chuvosa”, concluiu o secretrário.
A costureira Daniela Matos, 35, moradora do Bom Jardim, afirmou estar satisfeita com as obras de infraestrutura urbana e com a notícia de que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro será inaugurada em agosto deste ano. “Aqui tem muita poeira, o que faz com que muitas pessoas fiquem doentes, e com o asfalto vai ficar bem melhor. A UPA também é muito esperada, vai melhorar demais a vida da comunidade”, afirmou.
Semanalmente, o prefeito Roberto Cláudio tem fiscalizado obras e ações da Prefeitura nos diversos bairros de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário