Inauguradas 26 obras; emocionado, Jesualdo Farias agradece à equipe pelas conquistas

“Neste momento, não me resta mais do que agradecer.” Foi com um discurso emocionado, marcado pela gratidão, que o Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Jesualdo Farias, inaugurou simbolicamente 26 obras, em solenidade na manhã desta segunda-feira (20), no auditório da Reitoria. “No serviço público brasileiro, com a dificuldade que temos para trabalhar – seja pela falta de recursos humanos, seja pela legislação que não dialoga com a dinâmica necessária –, não é fácil deixar essa quantidade de contribuições. Nada disso seria possível sem o envolvimento de cada um de vocês. Deixo o meu abraço e o meu agradecimento”, afirmou o Reitor, com a voz embargada, lembrando que outras 50 obras serão entregues até o fim de 2015.

Na plateia, pró-reitores e vários integrantes da Administração Superior, engenheiros, arquitetos, servidores das áreas de licitação, auditoria, obras e projetos, dentre outras. Antes do discurso do Prof. Jesualdo, o público assistiu a um vídeo institucional, produzido pela equipe do programa UFC TV, com informações sobre todas as obras inauguradas, espalhadas pelos campi do Pici Prof. Prisco Bezerra, Benfica e Porangabuçu. No total, foram cerca de R$ 15 milhões em investimentos, oriundos do Ministério da Educação (MEC) e do próprio orçamento da UFC.

Dentre os empreendimentos destacados, estão o refeitório do Campus de Porangabuçu, uma das mais antigas reivindicações da comunidade universitária; a quadra do CEU, importante espaço de prática esportiva no Centro de Humanidades (Campus do Benfica); o bloco de laboratórios didáticos da Química, no Campus do Pici; e o galpão de máquinas do Centro de Ciências Agrárias. A lista completa está disponível no portal da UFC (www.ufc.br).

O Prof. Jesualdo Farias lembrou, ainda, que outras obras de grande importância para o desenvolvimento das atividades acadêmicas estão prestes a ser inauguradas. Entretanto, as solenidades de entrega oficial dependem da vinda de autoridades do MEC ou da conclusão de detalhes de infraestrutura. Nessa lista, foram mencionados o novo prédio da Seara da Ciência, o Centro de Convivência, os alojamentos do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), o Centro de Capacitação de Professores etc. Também deve ser realizada, ainda em 2015, a inauguração da primeira etapa do Campus de Crateús, da primeira etapa do Campus de Russas, dos blocos da Odontologia e da Medicina do Campus de Sobral (bem como o refeitório dessa unidade acadêmica), dentre outras.

PLANEJAMENTO – Todas as unidades acadêmicas, em Fortaleza e no Interior, foram contempladas com o projeto de expansão e melhoria da infraestrutura física da UFC. De saída para a Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC, em Brasília, o Prof. Jesualdo afirmou que todo o planejamento iniciado em sua gestão está garantido e será comandado agora pelo Vice-Reitor Henry Campos, que assume as funções de Reitor na tarde desta segunda-feira. 

“Esses e outras inaugurações – algumas que ninguém vê, como a infraestrutura de fibra óptica que garantiu Internet de alta velocidade a todas as unidades da UFC e a compra de mais de 100 mil livros para nossas bibliotecas – representam cada uma das ações que fazem com que a UFC seja uma das universidades de maior importância do País”, destacou o Reitor. Ressaltando a descentralização da Universidade e o que chamou de “novo mapa da inteligência do Ceará”, o Prof. Jesualdo ainda comemorou: “Hoje temos estudantes pobres, trabalhadores do campo, pessoas com deficiência...Cada vez mais, a Universidade é um espelho da sociedade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário