Economia do Ceará avançou 4,36% em 2014

A economia cearense em 2014, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens e serviços produzidos no Estado –, cresceu 4,36% em relação a 2013. O resultado foi superior, novamente, à média do País, que, no período, que ficou em 0,1%. Já considerando o quarto trimestre de 2014, o PIB do Ceará fechou com crescimento de 2,70%, sobre igual período do ano passado - também acima da média do País (-0,2%), em igual período –, segundo informações do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), divulgadas, ontem.
A estimativa do Ipece para o resultado do indicador da economia cearense ficava entre 3,5% a 4,5% em 2014. Apesar da seca, o setor agropecuário, dentre os três segmentos que compõem o PIB, foi o que apresentou melhor desempenho, em 2014, com um crescimento de 65,07%, Em segundo lugar, veio o setor de serviços, com evolução de 3,59%. Já o setor industrial cearense apresentou queda de 1,87%.
Balanço
No último trimestre, o setor agropecuário apresentou o melhor desempenho no quarto com crescimento de 37,22%, em relação a igual período do ano passado. No País, os números desse setor fecharam o quarto trimestre com 1,2% e, no acumulado do ano, com 0,4%. Já o setor de serviços teve crescimento de 2,8% - comparando os quartos trimestres de 2014 e 2013 –, porém menor dos que os 4,51% registrados no terceiro semestre do ano passado.  No ano, o índice ficou em 3,59%.
Ainda no setor de serviços, o melhor desempenho ficou com transportes – que registrou crescimento de 12,5% no quarto trimestre, fechando o ano com alta de 7,98%. Na sequência, o item alojamento e alimentação fechou o ano com 6,9%, acompanhado de  intermediação financeira, com 6,25%. O subitem outros serviços registrou elevação de 4,77% e comércio atingiu 3,83%.
Por outro lado, o único setor que fechou no vermelho foi a indústria, com -1,87%, fruto da sequência de três quedas observadas entre e segundo e o quarto trimestres - -4,2%, -0,73% e -1,89%, respectivamente. Entre as atividades do setor, a maior queda foi verificada na indústria da transformação (-5,21%), no quarto trimestre de 2014, enquanto que a extrativa mineral (6,43%) e eletricidade, gás e água (2,29%) fecharam o período em alta. Já a construção civil fechou o quarto trimestres de 2014, com 0,60%. No ano, as indústrias extrativa mineral, transformação e construção civil tiveram perdas de -11,78%, -3,25% e -2,65%, respectivamente.

Investimentos
O diretor geral do Ipece, professor Flávio Ataliba, destacou que o bom desempenho do Ceará está, de certa forma, relacionado ao volume de investimentos realizado nos últimos anos. Segundo ele, o principal setor para a economia do Ceará é o de serviços, pois representa 73,8% do PIB do Estado. “Nessa dinâmica recente da economia cearense, o setor de turismo se destacou, não só diretamente, mas através do setor de serviços, com as contas de alimentação, alojamento e transporte”. Ele cita ainda o comercio com um destaque importante, com 16% de participação no PIB. Para ele, todos os equipamentos que podem fortalecer esses segmentos são fundamentais,  como o Centro de Eventos e Acquário. “Tem um importante impacto na atividade econômica do Estado”, destacou.
De acordo com o diretor do Ipece, o Ceará se consagra como o quarto maior volume de investimentos do País, com R$ 16,8 bilhões, ficando atrás somente de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Isso mostra que os investimentos públicos são muito importantes para dar a dinâmica da economia cearense, que ainda precisa muito da presença do Estado”.
Ataliba lembra que o ICMS foi a principal fonte de financiamento dos investimentos. “Grande parte dos investimentos não foram recursos de terceiros, ou seja, através de endividamento, e sim, de recursos próprios. O Ceará tem uma capacidade de endividamento muito grande”, disse. Ele acrescentou que, mesmo havendo dificuldade de investir com recursos próprios para crescer, o Ceará tem uma capacidade de levantar recursos e créditos internacionais “muito grande”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário