Dilma tá de saco cheio

Panamá-26 graus-Tempo quente
Dilma defende ajuste ao dizer que governo esgotou medidas contra crise

A presidente Dilma Rousseff defendeu o ajuste fiscal nesta sexta-feira (10), no Foro Empresarial das Américas, dentro da agenda de viagem à Cúpula das Américas, no Panamá. Segundo a presidente, seu governo esgotou as possibilidades para conter as quedas no emprego e na renda antes de propor as atuais medidas contra a crise econômica.
"Estamos fazendo no Brasil um grande esforço de ajuste fiscal. Porque adotamos medidas anticíclicas nestes últimos anos para evitar que houvesse uma queda muito forte tanto no emprego como na renda. Nós esgotamos a nossa capacidade dessas medidas, e agora temos que fazer todo um reequilíbrio para poder continuar crescendo", afirmou Dilma.
"Mas sem dúvida sabemos que isso passa por continuar fazendo tanto programas na área social, como na área de infraestrurura, e sobretudo eu queria deixar claro aqui o nosso compromisso com a integração regional", disse a presidente.
Também no encontro, Dilma manifestou-se a favor da assinatura de um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia e disse que o Brasil está pronto para selar este compromisso.
Ao lado dos presidentes do México, Enrique Peña Nieto; dos Estados Unidos, Barack Obama; e do Panamá, Juan Carlos Varela Rodrigues, Dilma defendeu uma maior abertura comercial na região, assim como dos investimentos interregionais.
Na terça-feira (7), o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que o governo trabalha para chegar a um pacto com o Congresso em relação ao ajuste fiscal.
Ele reiterou que o acordo fechado entre a presidente Dilma Rousseff e os líderes dos partidos aliados permitirá a aprovação das propostas que reduzem desonerações e diminuem gastos com benefícios trabalhistas e previdenciários.
Levy tem liderado as negociações no Congresso Nacional para aprovar as medidas fiscais, argumentando que se o país não conseguir fazer o ajuste fiscal poderá perder o grau de investimento pelas agências de classificação de risco. 

Cúpula das Américas

10.abr.2015 - A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, fala durante foro econômico na 7ª Cúpula das Américas, na Cidade do Panamá, nesta sexta-feira (10). Dentre os temas abordados estão educação, integração econômica e tecnologia Reprodução/Twitter/@CumbrePanama

Nenhum comentário:

Postar um comentário