Como este blog anunciou ontem, desde os Estados Unidos...


Hillary Clinton anuncia que disputará Presidência dos EUA
A ex-secretária de Estado Hillary Rodham Clinton anunciou que disputará a Presidência dos EUA pela segunda vez, pondo fim a dois anos de especulação e se colocando como a provável vencedora da nomeação do Partido Democrata para a disputa.
Em um vídeo, a ex-primeira-dama afirmou que “os americanos comuns precisam de um campeão”. “Eu quero ser essa campeã.”
A decisão de Hillary efetivamente dá início a uma das disputas menos concorridas entre os democratas na história recente --um amplo contraste com as primárias de 2008, quando Hillary, inicialmente favorita, acabou perdendo a nomeação após uma longa e cara batalha com Barack Obama.
Independentemente do resultado, a campanha de 2016 de Hillary abrirá um novo capítulo na extraordinária vida de uma figura pública que cativou e polarizou o país desde que seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, declarou sua intenção de concorrer à Presidência em 1991.
Hillary foi a coestrela do governo Clinton, a única primeira-dama a já ser eleita para o Senado dos EUA e uma diplomata que surpreendeu seu país ao servir fielmente sob um presidente que a derrotou.
Recentemente, Hillary enfrentou críticas após a descoberta de que usou um endereço privado de e-mail no cargo ministerial e que parte das mensagens não foi entregue aos arquivos públicos, como é de regra.
Essa investigação pode ser um problema para Hillary durante a campanha. Em 11 de setembro daquele ano, grupos invadiram o prédio e mataram o embaixador dos EUA na Líbia, Christopher Stevens, e mais três diplomatas.
Em mais de uma ocasião, Hillary disse que era ela a responsável pela segurança no local.

Hillary, que é filha de um pequeno comerciante e uma dona de casa, cresceu no subúrbio de Chicago e conheceu Clinton na Faculdade de Direito de Yale.
Republicanos
Do lado republicano, dois nomes já figuram entre os pré-candidatos: os senadores Ted Cruz, do Texas, ultraconservador, e Rand Paul, de Kentucky, um conservador libertário.
Mas muitos outros devem se candidatar à vaga, incluindo o ex-governador texano Jeb Bush --cujo pai e irmão já foram presidentes.
Se a eleição voltar a ser uma disputa entre um Clinton e um Bush, reviverá o debate sobre as poderosas dinastias políticas nos EUA.

Penso eu - O texto aí não é meu. A sra. Clinton nunca foi candidata a Presidente dos EUA, mas candidata a candidata e derrotada por Barack Obama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário