Coluna do blog



O ódio da baba de Caim
Creiam-me, o menos mal é recordar; ninguém se fie da felicidade presente; há nela uma gota da baba de Caim.” ―Machado de Assis. Relendo Machado, a gente sempre encontra no que pensar, na evolução dos tempos, nos caminhos das vidas, nos respeitos silenciosos ou barulhentos, na verdade do medo, na estupidez do terror, na intolerância ignorante de saberes ou de reflexões ausentes. O mesmo Machado de Assis, lá adiante, nem lembro se na mesma obra, explicita: “A ausência diminui as paixões medíocres e aumenta as grandes, como o vento apaga as velas e atiça as fogueiras”. Então, ausentar-se quer dizer ao mesmo tempo ser medíocre enquanto intolerante e verdadeiro enquanto apaixonado. Dizer isso e ampliar os gestos na direção da política é, por via das dúvidas,querer fazer sobreviver a raiva por perder como se perder deixasse de ter em si o fato de que o outro ganhou. Se o jogo foi limpo, desculpa, você perdeu e prepare-se para tentar ganhar adiante. Aí está o rasgo da felicidade presente, o ódio da baba de Caim, a inveja, repito, a intolerância que desafia o bom senso e nos remete à pobreza do não saber como ganhar. Parece até que estamos às raias da piração porque só ficamos satisfeitos em ter razão se conseguirmos provar que os outros estão totalmente errados. Insisto: é a gota da baba de Caim.

A frase: “Se você não viu com seus próprios olhos, nem ouviu com seus próprios ouvidos, não deixe sua mente inventar coisas para sua boca espalhar!”. Tem viado, picareta e drogado que não suporta acumular isso sozinho.



De Antonio pra  Zé (Nota da foto)
Deputado federal Antonio Balhmann,do Pros, queria continuar como coordenador da banca cearense em Brasilia. Ele comandava, eleito por dois anos, os 22 deputados federais e 3 senadores nas discussões do Estado do Ceará com o Governo Federal. Ontem, disputou o lugar com o petista Zé Airton. Foram aos votos. Zé ganhou. Aliás, Balhmann nem concorreu no frigir dos ovos.

Maçã da Serra Grande
Hoje,  dia 8, em Tianguá, será iniciado um curso de cultivo de maçã, pera e caqui para um exclusivo público: os produtores rurais da região ibiapabana.

Incentivo
O pesquisador, agrônomo Zuza de Oliveira, quando diretor da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), incentivou empresários a investirem em pesquisas.

Perguntar, ofende?
Diz que a Zara, a espanhola que continua no pret a porter, instalou segunda loja em shopping de Fortaleza. É a mesma Zara que produzia no Montese?

Os literatos
Por requerimento do deputado Sérgio Aguiar,dia 23 deste mês, a Assembleia do Ceará vai realizar sessão solene para comemorar os 45 anos de criação da AJEB-Associação de Jornalistas Escritores do Brasil.

Cearense-gaúcho
Lembra do Jardel? Foi ídolo aqui, no RGSul e em Portugal. Voltou pro Brasil. Ganhou um presente dos gaúchos; é deputado estadual pelo PSB.

Jantar
Hoje, quarta feira, Jardel oferece jantar a companheiros dos esportes tendo como figura central o colega Duquinha, deputado estadual e esportista como ele.

Peito de homem
Cidadão queria saber sobre instalação de uma rádio comunitária. Foi à Anatel. – Não é aqui, disse o moço da Anatel. É com o Ministério das Comunicações. Então tá.

Pela comida sadia
No dia 07 de abril,ontem, foi celebrado o Dia Internacional da Saúde, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mobilizando diversas organizações em todo o mundo. Nesse ano o dia teve como lema: “Do campo ao prato, obtendo alimentos seguros”, com o objetivo de chamar atenção para as doenças que podem ser causadas por alimentos contaminados por microrganismos, químicos tóxicos, dentre outros, problema especialmente sério na América Latina, mas ainda mais grave na África e no Sudeste Asiático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário