Coluna do blog



Cê já foi à Holanda?
Amsterdã é uma cidade que, como o resto do país, a Holanda, não tem preconceito. Em Amsterdã cê compra maconha de 8 a 15 dólares o grama, dependendo da grife da diamba. Aliás, o Governo até avisa: não compre maconha de traficante pois ela pode estar batizada. Entendeu? A Holanda é livre de tudo quanto é coisa que possa tolerar sua liberdade, menos admitir um traficante no pedaço, aprontando. A Polícia, na Holanda, fica sempre à espreita, na defesa do cidadão. Mas por que é mesmo que tou falando de Holanda, sexta feira da Paixão? Sei lá! Talvez seja por conta da insegurança que reina e que tá deixando meio mundo trancado em casa. Outro dia estava em Amsterdã e fui rever como estava a Rua da Luz Vermelha. Os puteiros continuam os mesmos. As raparigas nas vitrines de calcinha e sutiã. Os honrados cidadãos e as honradas cidadãs aboletados nos pubs de Amsterdã puxando seu fuminho. Uns viajando, outros filosofando, mais alguns bobos alegres em viagens interplanetárias. Tudo sem confusão, sem as porralouquices dos doidões que aqui enfumaçam o juízo e partem pro assalto e pra agressão. Um morador de Amsterdã consegue traduzir a cidade assim: - As pessoas vêm pra cá para fazer aqui o que não podem fazer livremente nos seus países: exercer a liberdade. Na verdade, com tudo isso, valendo nossa curiosidade puramente jornalística,  a Holanda é um pais sem preconceito, onde a liberdade é exercida à plenitude independente do comercio livre das drogas.  Uma cidade, onde se concentram grandes museus do mundo, entre eles o Van Gogh e Rembrandt. De economia estabilizada e forte. Um país que respira liberdade com segurança, onde o turista pode andar a qualquer hora do dia ou da noite sem receio de ser molestado.As estatísticas mostram que o comercio livre das drogas na Holanda não aumentou a violência. Para os viciados, o governo mantém uma cota que pode ser comprada em locais autorizados, mas pune com rigor o traficante. No momento, o secretario de Estado Fred Teeven está sendo contestado porque o fechamento de 26 presídios provocaria a demissão de 2.000 funcionários, mesmo economizando 340 milhões de euros.A falta de criminosos na Holanda começou a ser discutida pela imprensa em 2009. Naquele ano,  o governo fechou 8 presídios, e, diante das demissões estudou a possibilidade de importar 500 criminosos da Bélgica para manter o seu sistema carcerário funcionando e preservar os empregos. Bem podia levar alguns daqui. AH, era disso que eu queria falar. Tá vendo.

A frase: “A caneta é leve e a cadeira é fogosa”. Do ex-Governador Virgílio Távora sobre o poder.


Ficou pra semana(Nota da foto)
O Senado adiou para terça feira da semana que vem a votação de dois projetos que, na visão do ministro Joaquim Levy (Fazenda), desvirtuariam o esforço do governo para obter o equilíbrio de suas contas.  Uma evidência de que o esforço de Levy surtiu efeitos. Antes do adiamento, o ministro falara por mais de sete horas à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Semana do Crea
O Crea-Ce vai fazer festa as 7 da noite do dia 23 que vem, para o lançamento da 72ª.Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia. No Centro de Eventos.

Catadores
A Assembleia do Estado fez audiência pública para tratar do assunto “catadores de lixo e material reciclável”. Lotou a Casa de catadores.

Bandido de 16 não é mais “de menor”
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara considerou constitucional um projeto que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. A bancada da bala está exultante.

O povo gosta
O projeto é  popularíssimo. Pesquisa feita pelo Datafolha na cidade de São Paulo em 2013 constatou que 93% dos entrevistados desejam abreviar a maioridade penal.

Gente do meio
Há quem more nas “barras pesadas”, sem estar comprometida. É o caso de pessoas conhecidas pela coluna que desmentem a informação dada aqui, de que 95% das mortes violentas no Ceará estão ligadas às drogas.

Não é verdade
Para a fonte, que conhece o que está dizendo, há o desmentido à tese policial: Não é 95% dos casos, mas 100%. Ninguém chega perto do “território” do outro e fica vivo. “Farinha aqui só a minha”, costumam afirmar antes de matar o invasor.

Pro interior
O deputado da polícia pediu na Assembleia que o Secretário de Segurança, que recebe pra semana mil novos policiais, os mande todos para o interior. Lá ta precisando de gente,diz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário