Coluna do blog



Coluna do Macário Batista para o dia 24.04.2015

Uma tese que faz sentido
O deputado Manoel Duca, o Duquinha (Pros) defendeu na Assembleia Legislativa, a revogação do Estatuto do Desarmamento. Conforme o parlamentar, tramita, na Câmara Federal, o projeto de lei do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC) determinando a revogação do Estatuto, que foi aprovado em 2003. O parlamentar disse que, em face da evolução da violência na sociedade, é preciso que a legislação seja modificada. “Faz 12 anos que a lei 10.823, de 2003, foi aprovada. Ao longo desse tempo, estamos observando que o Estatuto não está cumprindo as suas funções”, frisou. Conforme Manoel Duca, as armas que entram no Brasil são contrabandeadas e usadas pelos bandidos, enquanto a população está desarmada. Manoel Duca assinalou que o homem do campo não pode ter nenhuma arma para guarnecer sua propriedade. “Enquanto isso, os bandidos ficam fortemente armados. O cidadão brasileiro precisa portar uma arma para se defender”, acrescentou. O parlamentar comentou que, em 2014, conforme o último Mapa da Violência divulgado, foram 56.337 assassinatos no Brasil, superando o número de mortes registrado no conflito de dois anos na Chechênia. “A taxa de homicídio chegou a 29 casos por 100 mil habitantes. O Brasil possui seis capitais – Maceió, João Pessoa, Manaus, Fortaleza, Salvador e Vitória – entre as 20 cidades mais violentas do mundo”, assinalou. Manoel Duca considerou que a política de desarmamento foi ineficaz. Segundo ele, os países que têm legislação forte contra o armamento enfrentam altos índices de violência, enquanto as nações mais permissivas com o porte de arma registram baixo número de assassinatos. “A Alemanha tem 30 mil armas para cada 100 mil habitantes, e o número de assassinatos é de 0,8 para cada 100 mil habitantes. Na Áustria, há 17 mil armas para cada 100 mil habitantes e, na Noruega, são 36 mil armas para cada 100 mil habitantes. Todos esses países têm baixos índices de homicídios”, pontuou. Ainda segundo o parlamentar, a Rússia baniu todas as armas e tem índice de homicídio de 30,6 para cada 100 mil habitantes, “Na Inglaterra, após o banimento das armas, o nível de assassinatos também aumentou consideravelmente”, revelou. Para Manoel Duca, privar o cidadão de portar amas para defender a família é um absurdo. “Quem viajar de carro para o interior fica totalmente à mercê dos bandidos”, disse.

A frase: “O partido do vice-presidente Michel Temer, como se sabe, é firme em suas posições. Pode ser a favor de tudo e absolutamente contra qualquer outra coisa”. Josias de Souza.


Na base da vaselina (Nota da foto)
O  deputado Renato Roseno (PSOL) gostou da decisão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em estabelecer um prazo de 30 dias para que o procurador Geral de Justiça do Ceará substitua os trabalhadores terceirizados de serviços auxiliares por servidores efetivos. Um grupo de concursados que pede convocação denunciou que o MP do Ceará está cheio de terceirizados executando funções que não podem por não terem fé pública.

Cidadania
A Assembleia do Estado realiza hoje sessão solene as sete da noite para entregar títulos de cidadão do Ceará aos empresários Romeu Lehnen e Remi Delmar  Walter.

Posse
A Associação dos Jovens Advogados do Estado do Ceará (AJA-CE) empossará, às 7 da noite  da próxima segunda-feira, sua nova diretoria. Na Câmara Municipal de Fortaleza.

Não bulam na reeleição
Termina hoje, sexta feira, em Brasília, Congresso da União dos Vereadores do Brasil (UVB).  Uma das lutas dos vereadores é pela manutenção do direito à reeleição.

Quem acredita nele?
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), rejeitou veementemente a tese de que já existem elementos para pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff, proposta que ganha corpo entre os partidos de oposição.

O leriado dele
 “Qualquer coisa que chegar a gente vai examinar com atenção e respeito. Mas, na minha opinião, o que saiu em relação a isso foi no mandato anterior. Não vejo como possa se aplicar em responsabilidade no atual mandato”, afirmou.

Fechando a semana
Pesquisa nacional acaba de descobrir que o brasileiro tem três desejos na vida. Em ordem crescente: O terceiro é ter seu próprio negócio. O segundo é ter a casa própria e o primeiro é...viajar. Alguma coisa contra?

Opinião
De Josias da Souza: “O partido do vice-presidente Michel Temer, como se sabe, é firme em suas posições. Pode ser a favor de tudo e absolutamente contra qualquer outra coisa”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário