Coluna do blog



A fila do céu
Em nome de Dom Helder, este na portinhola do céu, o Governo do Brasil criou um programa que tomou emprestado o nome dele. O cearense apadrinha o Projeto Dom Helder e tem por objetivo bulir com o semiárido que Padre Helder tanto amou. Agora que o homem tá sendo carregadinho pelos anjos para ser santo, veja só o legado no nome dele: “O Projeto Dom Helder Camara é uma ação operacional descentralizada do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Nordeste, iniciado em 2001, a partir de um acordo de Empréstimo Internacional firmado entre a República Federativa do Brasil e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, e de uma doação do Fundo Mundial para o Meio Ambiente – GEF.  Na sua essência, o Projeto Dom Helder Camara é um programa de ações referenciais de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável no semiárido do Nordeste, embasado conceito de convivência com o semiárido, articulando às dimensões sociopolíticas, ambientais, culturais, econômicas e tecnológicas e por processos participativos de planejamento, gestão e controle social. O Projeto Dom Helder Camara ao longo de sua atuação se consolidou, fundamentalmente, por desenvolver uma proposta de Assessoria Técnica Permanente, multidimensional, diferenciada, concebida como uma ação contínua e sistêmica, focada nas demandas, objetivos e áreas de resultado de interesse das famílias beneficiárias e referendada em posicionamento técnico e avaliações participativas que garantem a viabilidade das proposições apresentadas. O Projeto Dom Helder Camara - PDHC atua em 6 estados do Nordeste Brasileiro, envolvendo 8 Territórios Rurais e 77 Municípios do Semiárido. O PDHC beneficia, diretamente, através das suas ações, 15.021 famílias.

A frase: “A comunhão com Deus não é feita só de alguns minutos de oração, mas sim de uma vida em santidade.” Padre Helder era isso aí.


A propósito de PPP em Fortaleza(Nota da foto)
Conta a história que a primeira PPP do Brasil, até então com a terminologia absolutamente desconhecida, teria nascido no Ceará, em Fortaleza, na Praça do Ferreira. O saudoso Edson Queiroz ganhou concorrência,em 1949, na Prefeitura de Fortaleza (O prefeito era Acrísio Moreira da Rocha)para a criação do Abrigo Central, aquele da Bananada do Pedão e tantos outros estabelecimentos. Deu certo, até que alguém resolveu por o abrigo abaixo, como se não existisse memória para esta cidade. Ê, ê!!! (A imagem é do fabuloso arquivo do Nirez)

Pura safadeza
Em 10 anos, assisti, por pura coincidência, trechos da BR230, entre a BR 116 e Crato, ser reconstruída pelo menos 4 vezes. Ou é sacanagem de serviço porco, ou roubalheira mesmo. O trecho é um buraco só. No frigir dos ovos: pouca vergonha.

O quintal imita a sala
A exemplo do que ocorre em Sobral, Fortaleza também está enfiando debaixo do chão os cabos de energia elétrica, telefonia e internet em algumas ruas e avenidas. Em Sobral todo o centro histórico da cidade não se terá mais poluição visual.

Aula de geografia
O presidente Salmito Filho,da Câmara de Fortaleza, ocupou a tribuna para defender a proposta do prefeito Roberto Cláudio, de passar para concessionárias a gestão dos sete terminais de ônibus de Fortaleza. Salmito refutou que essa ação seja de privatização, e esclareceu a diferença.

PPP não é privataria
“Privatizar é vender o patrimônio público, é uma coisa. Parceria público-privada é outra. O terminal continua sendo um equipamento público, um terreno público, uma área pública, e esse equipamento público poderá ser gerido numa parceria entre o público e o privado.

Interesses transparentes
O público garantindo o interesse público, oferecendo melhores condições”, frisou o parlamentar.  O presidente do Legislativo ainda declarou que essa sua fala será apenas o inicio de um grande debate, inclusive, sobre a situação dos permissionários dos terminais.

Que crise é essa...
Na contramão dos gringos, o fundo americano EIG vai ampliar seus investimentos no Brasil, nas áreas de energia e infraestrutura. É uma bolada de US$ 1 bilhão em dois anos, fora outros projetos ainda na gaveta. É o comentário de Miami,na Flórida.

É ótimo saber disso...
Li por aí... Inclusão Digital Movel -€“ Viçosa do Ceará já era pioneira na área digital em 2004 quando adaptou um ônibus escolar para levar o primeiro contato dos estudantes do interior com o computador.

Desdobramentos
Atualmente, o veículo comporta 16 equipamentos e 10 profissionais lecionam cursos de informática básica para os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário