'Chose de loc', como dizia na tv


Residentes do Hospital de Saúde Mental fazem protesto contra corte de 40% do repasse do Estado

A Residência Médica em Psiquiatria do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) – Rua Vicente Nobre Macêdo, s/n, Messejana – está programando uma tarde de mobilização nesta quinta-feira (9), a partir das 13h, na Praça em frente à unidade. Segundo o Coordenador da Residência Médica, Dr. Alexandre Lima, o ato acontecerá como forma de protesto a mais uma redução do repasse destinado ao hospital – 40% nos últimos dois anos –, determinada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA).
O objetivo é sensibilizar o Governo e a sociedade sobre os prejuízos gerados com a medida, que repercutirá na qualidade dos serviços prestados pelo hospital à população e poderá ser motivo de inviabilização do funcionamento de uma das maiores Residências Médicas em Psiquiatria do País.

Ações
            Entre as atividades programadas, estão a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado contra a medida do Estado, distribuição de panfletos e orientações à população. O ato conta com o apoio do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (SIMEC) e Associação Médica Cearense (AMC).

Corte gera prejuízos
Alexandre Lima destaca que a medida do Governo, reduzindo agora em 20% os recursos do HSM – total de 40% nos últimos dois anos – trará como consequência uma diminuição significativa do número de médicos cooperados em atendimento e resultará em expressivo prejuízo à população assistida na emergência e em ambulatórios, aos pacientes internados e à formação de psiquiatras. Além disso, outras categorias – Enfermeiros, Psicólogos, Assistentes Sociais, Terapeutas Ocupacionais, Nutricionistas – também terão corte em seus quadros de profissionais que atendem na unidade, de acordo com o Coordenador.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário