Chico Lopes destaca desafios e perspectivas para a educação, com novo ministro

A educação pública brasileira tem o desafio de colocar em prática as metas do PNE, garantir os novos recursos previstos com os royalties do petróleo e o fundo social do pré-sal, continuar a política de valorização dos professores e avançar na qualidade de ensino e na democratização das oportunidades. A avaliação é do deputado federal e professor Chico Lopes (PCdoB), que na manhã desta segunda-feira, 6/4, participou, em Brasília, da solenidade de posse do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, ocasião em que a presidenta Dilma Rousseff reforçou o compromisso de prioridade com o setor.

Agradecendo pela dedicação do ex-ministro Cid Gomes, a presidenta reforçou que o pré-sal passou de perspectiva a realidade, sendo hoje responsável por 27% da produção de petróleo no Brasil, e reafirmou a escolha pelo modelo de partilha, como forma de beneficiar o Estado com recursos para aumento do fundo social e dos royalties.

“Como disse a presidenta Dilma, essa fonte de recursos para viabilizar as mudanças que queremos e das quais precisamos na educação brasileira está assegurada, mas precisa ser defendida daqueles que voltam a defender mudanças no marco regulatório sobre a exploração do petróleo”, aponta Chico Lopes.

“A sociedade precisa estar atenta, mobilizada em favor da educação, acompanhando como esse recurso vai chegar até a ponta e fazer a diferença por mais qualidade de ensino, por uma cesso cada vez mais democrático à educação e às oportunidades no nosso País”, acrescenta Chico Lopes, citando que as metas do Plano Nacional de Educação são bastante ousadas e demandarão, além da garantia dos novos recursos, fiscalização pela sociedade e cobrança aos gestores.

“O Plano Nacional de Educação, que sancionei no ano passado, estabelece um cronograma de investimentos para a próxima década. Os recursos dos royalties e do Fundo Social do pré-sal vão viabilizar uma verdadeira revolução na educação brasileira,que se realizará nas próximas décadas, mas que vai começar a partir de agora”, destacou a presidenta Dilma, durante a solenidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário