Bom dia



PREFEITURA E BLOOMBERG ANUNCIAM PARCERIA PARA AMPLIAR SEGURANÇA VIÁRIA EM FORTALEZA
 O prefeito Roberto Claudio anunciou que Fortaleza já é, a partir de ontem, uma das dez cidades selecionadas para participar do Programa Bloomberg de Segurança Viária. Acompanhado de secretários municipais e de técnicos da Fundação Bloomberg, ele comandou, no Paço Municipal, o encontro entre técnicos da Prefeitura de Fortaleza e da Bloomberg Philanthropies que iniciaram as ações de curto, médio e longo prazos para aumentar a segurança viária e reduzir o número de acidentes na capital cearense. O evento marca o início da parceria inédita entre a Prefeitura de Fortaleza e a Fundação Bloomberg que será desenvolvida ao longo de cinco anos.
A partir de agora, serão discutidas iniciativas que irão subsidiar o planejamento de ações para reduzir  as mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito na capital. A Prefeitura anunciou um conjunto de oito ações e, entre elas, estão a Redução da Percepção de Impunidade de Motoristas Alcoolizados; Programa de Educação dos Motociclistas; Programa de Gerenciamento de Velocidade em Área Urbana; Convivência Pacífica com a Bicicleta; Readequação de Travessia para Pedestres e Pessoas com Mobilidade Reduzida; e Avaliação da Operação e Segurança dos Corredores Exclusivos de Ônibus.
Fortaleza foi uma das dez cidades selecionadas para participar do Programa Bloomberg de Segurança Viária e, segundo o prefeito Roberto Claudio, “a Capital deve trabalhar para incorporar, no curto prazo, ações inovadoras que ajudem a salvar vidas, porque a violência no trânsito é hoje uma problema de saúde pública“.
Na prática o programa vai oferecer à Fortaleza assistência técnica de especialistas globais em segurança viária, inclusive com treinamento para agentes e setores de inteligência do trânsito, campanhas educativas, ações de redução de acidentes, estímulo ao uso de bicicletas nos deslocamentos urbanos e corredores exclusivos de ônibus.
A Bloomberg Philanthropies vai enviar a Prefeitura de Fortaleza três especialistas em segurança viária, que irão trabalhar em tempo integral. Os profissionais vão reforçar as equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINF), além de oferecer recursos para fins específicos do Programa.
“Segurança viária é uma questão de saúde pública em Fortaleza e em todo o mundo. Hoje o trânsito mata 1,2 milhão de pessoas por ano no mundo. A meta da Bloomberg Philanthropies é tornar as cidades mais seguras. Os prefeitos das cidades desempenham um papel fundamental na redução da mortalidade no trânsito, já que os governos municipais são os mais eficazes na implementação de estratégias viárias. Fortaleza já tem mostrado grande liderança nesse aspecto e esse foi um dos motivos que fez com que Fortaleza fosse escolhida", disse Kelly Larson, que lidera o programa de segurança viária na Bloomberg Philanthropies.
Além de Fortaleza, somente São Paulo e Bogotá, na Colômbia, foram escolhidas na América Latina. As demais cidades foram Accra, em Gana; Addis Abeba, na Etiópia; Bandung, na Indonésia; Bangkok, na Tailândia; Ho Chi Minh, no Vietnã; Mumbai, na Índia; e Shanghai, na China.
De acordo com o Secretário Executivo de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e Coordenador do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT), Luiz Alberto Sabóia, um dos encarregados de acompanhar o programa em Fortaleza, “pela primeira vez, a cidade está enfrentando um problema histórico com determinação. Não é só a mobilidade urbana, é a humanização do trânsito”, avalia. “O nosso desafio é reduzir drasticamente, nos próximos cinco anos, o número de acidentes de trânsito em Fortaleza", completa Sabóia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário