Shows e bolo gigante celebram aniversário de Fortaleza
Hoje, Fortaleza celebra 289 anos. A metrópole que começou como uma vila em torno do Forte Schoonenborch, depois denominado Forte Nossa Senhora da Assunção, tem muitos problemas como em outras grandes cidades contemporâneas. Mas também tem artistas. E, na festa de aniversário da cidade,  talentos da terra estarão no Aterrinho da Praia de Iracema a partir das 19hs no show Para Cantar Fortaleza. No programa estão Artur  Menezes, Caio Castelo, Marcos Lessa, Luciana Lívia, Lucinha Menezes, Renato Mesquita, Téti e Waldonys, com sua sanfona. Fechando a noite, a cantora Vanessa da Mata sobe ao palco para apresentar antigos e novos sucessos como os do último álbum, “Segue o som”, de 2014.
A Capital vai ganhar, ainda, um bolo gigante de chocolate do movimento “Fortaleza Sou Eu”, que também vai promover uma festa de aniversário no Aterro a partir das 16hs. Segundo a organização do movimento, o local e o sabor do bolo foram escolhidos pelos fortalezenses através da internet.
Feriado
A data, no entanto, não será feriado. O Governo do Estado decretou ponto facultativo para todos os órgãos e entidades da administração pública estadual sediados em Fortaleza.
O prefeito Roberto Cláudio também decretou ponto facultativo para o expediente do dia 13 de abril, em todas as repartições da administração pública municipal. A determinação do ponto facultativo, porém, não se aplica aos servidores municipais detentores de cargos privativos da área da saúde, que exerçam suas atribuições funcionais nos hospitais da rede municipal.
O ponto facultativo não deverá afetar o funcionamento dos serviços essenciais, tais como: socorros urgentes, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito, vigilância e salva vidas.
Plano operacional
Para facilitar a ida do público ao Aterrinho, o evento contará com Tarifa Especial nos ônibus. As passagens de ônibus e vans da cidade estarão R$ 1,80 (inteira) e R$ 0,90 (meia). Além da tarifa acessível, a frota de coletivos será reforçada com sete linhas especiais (20 ônibus extras), que farão a ligação direta entre os terminais e o local do evento, a partir das 18 horas. A frota complementa as 21 linhas regulares (172 veículos) que atendem ao evento.
Para atender possíveis emergências, um Posto Médico Avançado (PMA) será montado no Aterrinho, entre a Tia Nair e a Rua dos Tabajaras, começando a funcionar uma hora antes do início do evento. Quatro pontos de vacinação oferecerão vacina contra sarampo para pessoas com faixa etária entre cinco e 29 anos. Pessoas de outras idades que nunca receberam a vacina também poderão ser vacinadas.
Um efetivo de 30 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) participará da operação montada para as apresentações artísticas no Aterrinho. As ações serão iniciadas às 7 horas, com reforço na fiscalização para proibição de estacionamento na Avenida Beira Mar e vias adjacentes. A partir das 18 horas, será efetuado o bloqueio da Avenida Beira Mar, no trecho compreendido entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano. A liberação da via ocorrerá somente após a dispersão do público.
A Guarda Municipal atuará durante o evento com um efetivo composto por 88 servidores, que garantirão a segurança dos brincantes, além de dar apoio às ações da AMC, Etufor, Regional II e da Vigilância Sanitária. O efetivo de guarda-vidas também será ampliado para atender à demanda, aumentando de quatro para 15 homens.
 
Créditos: O ESTADO